Prefeitura de São Sebastião e Sabesp se unem em prol a Programa de Uso Racional da Água

A Prefeitura de São Sebastião firmou contrato com a Sabesp para adesão ao Programa de Uso Racional da Água – PURA, que visa beneficiar imóveis com redução de custos nas contas. A economia de água pode vir através de desconto com até 25% nas contas dos imóveis. 

A parceria com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo também tem como objetivo a conscientização e economia do recurso mais precioso que é a água. 

O secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, José Augusto, entende que o PURA traz a instalação de equipamentos sanitários para evitar o desperdício de água. 

“O programa é muito bem recebido por nós, de São Sebastião. Todas as ações que forem feitas no sentido de economia de água, a Prefeitura trabalha junto e se coloca como parceira nesses processos”, comentou. 

Marta Braz, a secretária municipal de Educação, compreende ser uma oportunidade para que professores e alunos possam ampliar a discussão em educação ambiental, já que muitos dos imóveis atendidos são escolas. 

“Eles vão vivenciar isso no dia a dia da escola, um bom exemplo de preservação dos recursos naturais com respeito e responsabilidade. Estamos muito satisfeitos com a essa parceria, pois a partir da implantação de um plano de mudanças proposto pela Sabesp, vamos unir esforços para corrigir e melhorar o consumo de água em toda rede”, considerou. 

Relevante – O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui Cesar Rodrigues Bueno destaca que neste contrato estão contempladas 230 ligações que receberão os benefícios previstos nessa parceria Prefeitura/Sabesp. 

“A implantação do PURA em São Sebastião além de incorporar um programa maduro elaborado pela Sabesp há mais de 20 anos, inclui os aspectos sanitário e ambiental, maximizando o seu uso e garantindo a água para as futuras gerações, como também minimizando o uso de água junto ao meio ambiente” disse.

Para Rui Cesar outro ponto relevante é o da realização de palestras motivacionais envolvendo áreas importantes e críticas, como as áreas de educação, saúde, administração de próprios públicos e etc. “O primeiro retorno para a sociedade é a conscientização, o uso criterioso e prioritário relevante às necessidades do presente e do futuro, o segundo benefício é o financeiro, com as ações desenvolvidas e o desconto concedido aos edifícios que adotarem esta prática, que será acompanhada a médio e longo prazos”. 

O programa – O Programa de Uso Racional da Água, da Sabesp, consiste em intervenções físicas, com a substituição de equipamentos sanitários, e conscientização por meio de palestras e treinamentos. 

A iniciativa tem como maior cliente prédios públicos, que têm um desconto na tarifa, mas também possui clientes privados, como comércio e indústria. Neste último caso, apesar de não haver desconto na tarifa, o benefício está ligado diretamente à redução do consumo que, consequentemente, gera economia na conta de água e, em alguns casos, na energia. Vale destacar que, em ambos os casos, o maior retorno é a preservação ambiental.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

13 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

14 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

14 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

17 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

19 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

23 horas ago