A Prefeitura de São Sebastião inaugura no domingo (30), às 15h, o rancho de pesca “São Francisco”, localizado no bairro de mesmo nome, região central da cidade.
O intuito é preservar a cultura caiçara e valorizar os pescadores da cidade, que conta com sete ranchos municipais espalhados de Costa Norte a Sul.
O Governo Municipal já inaugurou o Rancho dos Fortunatos, na Praia da Figueira; também dos Pararangas, no Porto Grande, ambos na região central, e o “Joaquina Peixoto de Oliveira”, na Enseada, Costa Norte do município, precisou ser reconstruído depois de ser danificado pelo fogo em 2017.
Além dos ranchos municipais, ainda existem, ao longo da cidade, mais 22 ranchos particulares, construídos nos fundos das propriedades caiçaras e em faixa de marinha.
O rancho é o local que abriga todas as canoas, barcos, redes e demais instrumentos de pesca, necessários para dar continuidade à sobrevivência do pescador. Eles são padronizados com piso de concreto, esteio de madeira maciça, alvenaria de entorno de até 1 m com fechamento de madeira treliçada até o telhado, coberto com telha de cerâmica.
De acordo com o prefeito Felipe Augusto, a Prefeitura trabalha e está na defesa dos pescadores. “Estamos falando do sustento de centenas de pescadores e de suas famílias, então, vamos defender o que for positivo para eles e nossa cultura. Queremos ainda construir um rancho em Barra do Sahy para dar mais segurança aos pescadores do local”, finalizou.
Profissionais que realizam atividades a partir de dois metros de altura com risco de queda,…
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Segur), realiza até…
A Polícia Municipal de São Sebastião recebeu no começo de setembro a primeira Base Comunitária…
Pela primeira vez, o Circuito Paulista de Vôlei de Praia desembarca no Litoral Norte de…
Técnicos da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento de Caraguatatuba participaram da segunda e última…
Uma lancha de grande porte pegou fogo nesta quarta-feira (17), na praia do Perequê-Mirim, em…