Prefeitura de São Sebastião inicia obra de contenção e drenagem na Vila Queiroz Galvão/Esquimó, em Juquehy

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), deu início ao conjunto de intervenções de infraestrutura em estabilidade de taludes e obras de drenagem na Vila Queiroz Galvão/Morro do Esquimó, no bairro de Juquehy, na Costa Sul do município.

A localidade sofre, historicamente, com chuvas intensas em curtos períodos de tempo que, conjuntamente à acidentada topografia do município, provocam séries de deslizamentos de terra e alagamentos.

A Vila Queiroz Galvão/Esquimó foi um dos locais mais atingidos pelas chuvas no início do ano de 2023, gerando grandes movimentações de terra e alagamentos de ruas que, por sua vez, provocam deterioração acelerada da infraestrutura local, tornando os níveis de serviços inadequados.

A intenção da obra é criar um sistema de drenagem com níveis de serviço adequados, com capacidade para receber grandes volumes de chuva em curtos períodos e direcioná-la, com dispositivos de transposição, para a rede hídrica local (rios).

A localidade compreende, também, parte da microbacia hidráulica da região e, em decorrência das fortes chuvas ocorridas no dia 19 de fevereiro, grandes deslizamentos de terra e movimentação de massas de solo ocorreram na região norte do bairro de Juquehy.

Esta intervenção compreende a execução de canal hidráulico em muro de gabião, de modo a condicionar melhor o fluxo hídrico vindo das áreas mais elevadas do bairro. Para a estabilização do talude, foram projetados muros em gabião caixa em trechos distintos, com retaludamento das áreas de interferência e dos trechos superiores do talude.

Para estabilizar os taludes em situação de criticidade, estão previstas intervenções de contenção do tipo solo grampeado e posterior proteção superficial em concreto projetado. Essa intervenção prevê o retaludamento dos trechos de encosta para acomodação dos dispositivos de captação hidráulica previstos para o talude, sendo ela do tipo escada hidráulica e canaletas trapezoidais.

Para redirecionamento dos volumes de água advindos do talude, serão instaladas rede de tubulações e caixas, a serem interligadas na rede existente.

A estabilização da margem do córrego existente e estabilização dos lançamentos das redes pluviais serão feitas com enrocamento de pedra em taludes, muros em gabião caixa , em trechos distintos com retaludamento das áreas de interferência.

A empresa responsável pela execução do projeto é a Verdebianco Engenharia LTDA, ao custo de R$ 16. 616. 527,88. O prazo de execução é de quatro meses e o término dos serviços está previsto para fevereiro de 2024.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Nova operação conjunta de Forças de Segurança, Prefeitura e Vigiância Sanitária vistoria adegas na Costa Sul

Uma operação conjunta que contou com a participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Municipal,…

6 horas ago

São Sebastião avança em segurança pública em novo programa em parceria com ‘Muralha Paulista’

A segurança pública é prioridade para a atual gestão municipal, e São Sebastião dá mais…

9 horas ago

Após igreja repudiar uso de imagem do Padroeiro na ‘Marcha da Maconha’ prefeitura de Caraguá divulga nota

A 1ª Marcha da Maconha realizada na tarde deste sábado (4), em Caraguatatuba causou polemica,…

10 horas ago

Carro pega fogo em Caraguá e três pessoas ficam feridas após acidente na madrugada em Ubatuba

Um veículo pegou fogo na tarde deste sábado (4), na estrada vicinal no bairro Pontal…

10 horas ago

GCM prende homem com várias porções de drogas na região Norte de Caraguá

Uma equipe da GCM durante patrulhamento para coibir furtos, roubos e o tráfico de drogas…

1 dia ago