Categories: CidadesSaúde

Prefeitura de São Sebastião reforça combate ao Aedes aegypti e destaca papel fundamental da comunidade na prevenção

A Prefeitura de São Sebastião tem intensificado as ações de combate e prevenção aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Graças aos esforços da Secretaria de Saúde (Sesau), a cidade registrou uma redução de quase 50% no número de casos positivos em relação ao ano passado.

Nos primeiros meses de 2025, foram confirmados 504 casos positivos, contra 1.304 em 2024, mas a situação ainda exige atenção. Os casos negativos também apresentaram queda, passando de 3.153 em 2024 para 1.890 em 2025, assim como o número total de notificações, que caiu de 4.457 no ano passado para 2.394 neste ano.

“Nossas equipes de Vigilância em Saúde e do Programa de Controle da Dengue estão atuando ativamente na prevenção, realizando orientações, investigações e ações estratégicas. Estamos trabalhando intensamente para conter o avanço da doença”, afirmou a secretária adjunta da Saúde, Mara Abreu.

Mara também destacou que as equipes da Sesau permanecem em alerta, monitorando diariamente os casos por meio da Vigilância Epidemiológica. “Esse acompanhamento nos permite agir de forma mais rápida e eficiente caso haja um aumento nos números.”

A secretária adjunta de Saúde explicou ainda que, historicamente, o mês de abril costuma apresentar um pico de notificações, como ocorreu em 2024. “Isso acontece devido ao período de chuvas. Tivemos um tempo de estiagem que ajudou no controle até agora, mas, com a volta das chuvas, os casos tendem a aumentar. As ações são planejadas conforme as notificações recebidas, priorizando os bairros com maior incidência de casos.”

O diretor de Vigilância em Saúde, Giuliano Augusto, ressaltou que a equipe conseguiu estabelecer um controle sobre a proliferação do Aedes aegypti. “Atualmente, temos maquinário, veículos, inseticida e uma equipe bem estruturada. No entanto, a colaboração da população é fundamental. Precisamos que todos façam sua parte, eliminando possíveis criadouros e denunciando focos do mosquito”, reforçou.

Para denúncias sobre focos do Aedes aegypti, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 77 00029 ou procurar a base de endemias na Costa Norte da cidade.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Caminhão tomba na serra de Maresias e carros batem de frente no Contorno Sul da Tamoios

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas no grave acidente ocorrido no início da noite…

2 horas ago

Dois suspeitos morrem após confronto com a GCM em Caraguatatuba

Suspeitos de tentativa de homicídio teriam atirado contra agentes durante abordagem Dois homens morreram após…

4 horas ago

Cerca de 40 jovens participam de audição para Escola de Bailados de Caraguatatuba

A Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba) realizou no último sábado (13/12), na sala…

7 horas ago

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

17 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

17 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

17 horas ago