Categories: CidadesSaúde

Prefeitura de São Sebastião reforça combate ao Aedes aegypti e destaca papel fundamental da comunidade na prevenção

A Prefeitura de São Sebastião tem intensificado as ações de combate e prevenção aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Graças aos esforços da Secretaria de Saúde (Sesau), a cidade registrou uma redução de quase 50% no número de casos positivos em relação ao ano passado.

Nos primeiros meses de 2025, foram confirmados 504 casos positivos, contra 1.304 em 2024, mas a situação ainda exige atenção. Os casos negativos também apresentaram queda, passando de 3.153 em 2024 para 1.890 em 2025, assim como o número total de notificações, que caiu de 4.457 no ano passado para 2.394 neste ano.

“Nossas equipes de Vigilância em Saúde e do Programa de Controle da Dengue estão atuando ativamente na prevenção, realizando orientações, investigações e ações estratégicas. Estamos trabalhando intensamente para conter o avanço da doença”, afirmou a secretária adjunta da Saúde, Mara Abreu.

Mara também destacou que as equipes da Sesau permanecem em alerta, monitorando diariamente os casos por meio da Vigilância Epidemiológica. “Esse acompanhamento nos permite agir de forma mais rápida e eficiente caso haja um aumento nos números.”

A secretária adjunta de Saúde explicou ainda que, historicamente, o mês de abril costuma apresentar um pico de notificações, como ocorreu em 2024. “Isso acontece devido ao período de chuvas. Tivemos um tempo de estiagem que ajudou no controle até agora, mas, com a volta das chuvas, os casos tendem a aumentar. As ações são planejadas conforme as notificações recebidas, priorizando os bairros com maior incidência de casos.”

O diretor de Vigilância em Saúde, Giuliano Augusto, ressaltou que a equipe conseguiu estabelecer um controle sobre a proliferação do Aedes aegypti. “Atualmente, temos maquinário, veículos, inseticida e uma equipe bem estruturada. No entanto, a colaboração da população é fundamental. Precisamos que todos façam sua parte, eliminando possíveis criadouros e denunciando focos do mosquito”, reforçou.

Para denúncias sobre focos do Aedes aegypti, os moradores podem entrar em contato com a Ouvidoria pelo telefone 0800 77 00029 ou procurar a base de endemias na Costa Norte da cidade.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Em terras portuguesas, Al-Nassr de Jesus e CR7 mira contratação de Bruno Fernandes, do United

Atualmente a cumprir um período de estágio na Áustria, a formação saudita escolheu Portugal para…

41 minutos ago

A gente quer ser um Flamengo

– Nem o Andrés, que eu fiquei no pé 16 anos, fui na Justiça contra…

2 horas ago

PFL 8: Imagens fortes! Lutador fica com

Sarek Shields acerta duro golpe no rosto de Nick Meck, que fica com uma enorme…

3 horas ago

Vitinho pede mais tempo para decidir sobre futuro, e Fluminense desiste de contratação

Do lado do Fluminense, o foco passa a ser outras opções para o ataque. Os…

4 horas ago

Torcedor joga sal grosso em estádio de lanterna da Série B

A ideia partiu do auxiliar de enfermagem aposentado Nilson de Castro, de 62 anos, que…

5 horas ago

NFL: Micah Parsons pede para sair dos Cowboys:

Estrela da defesa do Dallas critica publicamente alta cúpula da franquia após meses de fracasso…

6 horas ago