Prefeitura de São Sebastião vai iniciar levantamento de dados para ações contra o trabalho infantil no município

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), realizou o II Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), sob o tema “Criança não trabalha, criança brinca”, nesta quinta-feira, no Teatro Municipal.

O evento teve como objetivo reunir o público em torno do tema e promover a conscientização para a proteção de crianças e adolescentes, menores de 16 anos, contra qualquer forma de trabalho, por meio do fortalecimento da rede de apoio do município.

Na ocasião, também foi formalizada a contratação do Núcleo Especializado da Criança e do Adolescente (NECA), para elaboração de diagnóstico, seguido de atuação junto às equipes técnicas para a elaboração de estratégias e propostas de políticas de ação para combater o trabalho e a exploração infantil no município.

Segundo o diretor presidente do NECA, Celso Veras Baptista, é de suma importância para os órgãos de governo refletir sobre essas questões. “Se pretendemos ter um país mais justo e soberano, é preciso ter uma população mais preparada para assumir essa responsabilidade e, é justamente a criança quem representa o futuro da nossa sociedade”, destacou.

Durante o encontro, representantes das secretarias de Educação, Saúde, Esportes, Segurança Urbana, Fazenda e Assuntos Jurídicos, do Fundo Social e da Fundação Cultural “Deodato Sant’Anna”, assinaram um tempo de compromisso com as ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Para a secretaria de Desenvolvimento Social, Rogéria Freitas, o ato representa a importância do processo de resgate da cidadania e inclusão social daqueles que estão em situação de vulnerabilidade. “Nós desejamos ter e oferecer um serviço de Assistência Social de referência no Litoral Norte. Para isso, estamos nos cercando do apoio de profissionais sérios e com expertise na área como é o caso da parceria com o NECA”, disse.

A programação do Fórum contou com apresentação dos projetos Cidadão, Garoçá e Fraternidade e Assistência Cultural a Terceira Idade de São Sebastião (Faculti), sendo encerrada com a palestra ‘Criança Não Trabalha Criança Brinca’, ministrada pela representando do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FPPETI), Gilda Soares.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Incêndio em loja de autopeças no trevo de Caraguatatuba mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros

Um incêndio na  madrugada desta sexta-feira (15), em uma loja de autopeças no trevo de…

8 horas ago

Homem é preso furtando cones de sinalização da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba

Quatro homens foram flagrados furtando cones de sinalização na Serra Antiga da rodovia dos Tamoios,…

18 horas ago

GCM de Caraguá apreende veículo dublê após alerta do sistema de inteligência do COI

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba apreendeu um 'veículo dublê', na noite de quarta-feira…

1 dia ago

Jovem de 20 anos é preso após agredir e ameaçar a mãe de morte em Ilhabela

Um jovem de 20 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar, na manhã desta…

1 dia ago

São Sebastião lança Projeto Guarda-vidas Mirim para promover segurança aquática e cidadania

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria da Educação (Seduc) e da Secretaria…

1 dia ago

5 lugares para ver o pôr do sol em Ilhabela

O pôr do sol em Ilhabela é um atrativo imperdível para moradores e visitantes, ao…

1 dia ago