Categories: CidadesGeral

Prefeitura de Ubatuba esclarece sobre proibição de aluguel de motos aquáticas

A Prefeitura de Ubatuba esclarece que é proibida a locação de motos aquáticas (Jet Skis) nas praias do município. O uso desses equipamentos é permitido apenas para fins particulares e por pessoas devidamente habilitadas para condução, com a habilitação náutica do tipo Motonauta (MTA), emitida pela Marinha do Brasil.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, o município não autoriza nem regulamenta a exploração comercial desse tipo de atividade. Sempre que identificadas situações de locação irregular, as equipes municipais reportam os casos à Marinha, responsável pela fiscalização nas áreas de competência da União.

“A fiscalização municipal atua de forma constante, porém, não possui competência funcional para apreender embarcações quando estão dentro da água. Sempre que nos deparamos com a situação, reportamos à guarda marinha”, explicou a secretária da pasta, Alethea Ageu.

Por isso, a Secretaria de Turismo, em parceria com a Fazenda, afirmou que tanto o município quanto a Marinha irão intensificar as fiscalizações para coibir o comércio irregular de aluguel de motos aquáticas.

 

Legislação

A locação de motos aquáticas para fins comerciais é proibida no município por falta de regulamentação federal ou municipal que a autorize.

Segundo a Marinha, o uso do equipamento é permitido apenas para lazer particular, desde que observadas as normas de segurança e habilitação. A condução exige a habilitação de Motonauta (MTA), que restringe o uso a passeios e lazer nas áreas autorizadas pela Capitania dos Portos. A habilitação de Arrais Amador, necessária para lanchas, pode ser obtida junto à de Motonauta.

Para atividades remuneradas com embarcações, é requerida uma categoria profissional específica, como a de Marítimo Auxiliar de Convés (MAC), e autorização da Marinha.

“A operação comercial de Jet Skis demandaria o registro da embarcação com finalidade comercial, a presença de um responsável técnico habilitado, além de o empreendimento possuir alvará e autorização da Marinha. Tais condições não existem atualmente no município”, finalizou o Secretário de Turismo, Anderson Paiva.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião intensifica ações de combate a crime ambiental nos núcleos Barreira/Barreirinha, em Cambury

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Operação Integrada criada para combater ocupações e…

2 horas ago

Polícia investiga tentativa de homicídio em Caraguatatuba

Um homem de 19 anos foi vítima de tentativa de homicídio na madrugada de sábado…

14 horas ago

Toninho Colucci destaca início da produção no campo de Bacalhau e projeta nova era econômica para Ilhabela

Prefeito e presidente da Abramt estima que Ilhabela poderá receber até R$ 300 milhões por…

20 horas ago