Categories: CidadesSaúdeUbatuba

Prefeitura de Ubatuba estuda parceria com Faculdade de Odontologia de Bauru – USP

Programa vai beneficiar alunos da rede municipal e deve começar ainda este ano

Na última quinta-feira, 07, foi realizada uma reunião entre representantes da secretaria de Educação, Saúde, Instituto Oceanográfico e Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo – FOB Usp.

Desde 2019, a secretaria de Educação de Ubatuba tem mantido tratativas com a– FOB Usp para viabilizar uma parceria em atendimento especializado visando contribuir com o desenvolvimento do aprendizado das crianças.

Como essas tratativas também envolvem a secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária, o encontro colocou esses setores a par do projeto, do cronograma e das contrapartidas do município.

Basicamente, ele será constituído pelo atendimento gratuito nas seguintes especialidades: odontologia, fonoaudiologia, neuropediatria e oftalmologia.  A seção de Educação Especial da secretaria de Educação vai contribuir para auxiliar na seleção dos alunos da rede municipal.

Parte do programa será sediada no Instituto Oceanográfico da USP, que também irá promover ações de educação ambiental com os participantes.

Toda a ação, que tem o objetivo de se consolidar como permanente no município, é coordenada pelo Professor Dr Carlos Ferreira dos Santos.

“Sabemos que três fatores podem contribuir para um desenvolvimento escolar ineficaz: dor de dente, problemas de visão e audição. Nosso objetivo é fazer a triagem desses problemas e ajudar o município na parte curativa, juntando forças”, explicou Santos.

A previsão é que os atendimentos tenham início assim que atendidas as solicitações e apontamentos por parte da Vigilância Sanitária, o que deve acontecer ainda este ano.

Saiba mais sobre a FOB

Atualmente, a FOB oferece cursos de graduação em Odontologia, Fonoaudiologia e Medicina.

Em 2015,a  Odontologia da USP foi classificada em  primeiro lugar em ranking mundial (Center for World University, instituição da Arábia Saudita).

Constituída por 6 departamentos de ensino, a FOB conta com 118 docentes, a maioria em tempo integral, e 233 servidores administrativos, operacionais e técnicos que, juntamente com seus alunos de graduação e pós-graduação, são responsável pela alta qualificação no ensino, pesquisa e serviços prestados à comunidade, como demonstrado pelos índices de avaliação realizada pelos órgãos competentes.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

1 hora ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

3 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

8 horas ago

Prefeito Reinaldinho anuncia tolerância zero contra criminalidade em São Sebastião

Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião O prefeito…

11 horas ago

SP-55 que leva as cidades do Litoral Norte deve receber 122,6 mil veículos durante feriado do trabalhador

A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela Rodovia, Doutor Manoel…

11 horas ago