Prefeitura de Ubatuba realiza entrega da base descentralizada do SAMU na região Sul

Espaço foi totalmente reformado

O prefeito Délcio Sato (PSD) participou nesta segunda-feira, 5, da inauguração da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizada na Maranduba, região sul do município. O espaço foi cedido pela Administração Regional Sul para o SAMU no dia 7 de janeiro de 2019, por meio do Termo de Cessão de Dependência.

O imóvel passou por uma reforma total, com troca da rede elétrica e hidráulica, troca de piso e de portas, reparo do telhado e pintura. Os serviçosforam executados em parceria com o comércio da região, que doou os materiais utilizados, e diversos voluntários.

Além do prefeito, a cerimônia contou com a presença do vereador Osmar (PSD), da secretária de Saúde, Dilei de Brito Nascimento, da diretora da Atenção Básica, Estela Miragaya, da chefe da Rede de Urgência e Emergência, Jussara Nascimento, e das representantes da coordenação do SAMU na região Litoral Norte/SP, Maria Angela Laurito de Moraes e Maria Antônia Barbosa, e do comandante da Corporação de Bombeiros de Ubatuba, Andre Luna Smidi.

“Agradeço as empresas que colaboraram com a reforma dessa base do Samu”, destacou o prefeito. “Em nossa gestão, o Samu foi contemplado com quatro novas viaturas. O atendimento prestado por esses profissionais é decisivo em muitas ocorrências e salva milhares de vidas.  Só no ano passado foram quase seis mil atendimentos em toda a cidade. Deixo aqui meus parabéns e muito obrigado a vocês.”

Na oportunidade o prefeito anunciou também a destinação de uma viatura da Guarda Civil Municipal para a região Sul.

Sobre o serviço

Acionado pelo número 192, o SAMU é um serviço que integra a Política Nacional de Urgência e Emergência e o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele corresponde ao nível intermediário de atenção, juntamente com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e se conecta ao atendimento de média e alta complexidade, feito nos hospitais.

Há dois tipos de ambulância que fazem o atendimento: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA). A equipe de suporte básico é integrada por técnico de enfermagem e condutor e a de suporte avançado, por médico, enfermeiro e condutor. Todos eles têm treinamento de socorrista.

O SAMU Ubatuba conta hoje com três bases descentralizadas Unidade de Suporte Básico (USB10 Maranduba, USB11 Centro e Centro-Oeste e USB12 Félix), contendo um efetivo de 14 técnicos de enfermagem, e 14 condutores socorristas, e com uma Unidade de Suporte Avançado com efetivo de 5 enfermeiros e 8 médicos, no período de 24H.

Os casos mais graves, como os relacionados a acidentes de trânsito, armas de fogo, envenenamentos, ataques cardíacos ou derrame cerebral, são atendidos pela USA, que é como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Móvel, que conta com equipamentos como monitor-desfibrilador. O âmbito de atuação do SAMU vai além do município podendo participar de socorros em municípios como Paraty (RJ).

No ano de 2018, o SAMU realizou 5.940 atendimentos em todo município. No primeiro semestre de 2019, já foram feitos 3.288 atendimentos de ocorrências. Os casos mais frequentes são: mal súbito, traumas, acidentes automobilísticos, parada cardiorrespiratória, gestantes, psiquiatria, afogamentos, crise convulsiva, entre outros.

O SAMU de Ubatuba ainda participa do projeto “SAMUzinho na escola”, onde são capacitados agentes escolares com treinamento de atendimento pré-hospitalar (APH) 8 horas para o primeiro atendimento aos alunos/ vítima até a chegada do SAMU, conforme determina a lei Lucas N° 13.722/2018. No primeiro semestre, entre maio e junho de 2019, já foram capacitados 58 agentes escolares. A capacitação continuará no segundo semestre.

Funcionamento

A Central de Regulação de Ocorrências, que fica em São Sebastião, é quem faz a triagem e determina o tipo do atendimento – se avançado ou básico. A Central faz uma escuta qualificada do caso e repassa ao médico regulador.

O 192 deve ser acionado somente em caso de extrema urgência. É importante que a pessoa que aciona o 192 esteja no local da ocorrência, tenha paciência e mantenha a calma. Enquanto a ambulância não chega, o médico regulador vai orientando sobre o que tem de ser feito e muitas vidas são salvas graças a isso.

Assim, se uma ambulância do SAMU não pára no local de um determinado acidente é porque está indo atender a outro ainda mais grave, conforme a triagem feita pela Central de Regulação. A população deve colaborar no sentido de estar conscientes sobre o funcionamento do serviço. Por exemplo, motoristas devem estar alertas e abrir caminho para a passagem da ambulância.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Quiosqueiros da Martim de Sá recebem termos de regularização do Projeto de Intervenção Urbanística

Em cerimônia que reuniu autoridades municipais, técnicos e quiosqueiros da Praia Martim de Sá, foram…

1 dia ago

Tamoios e PMRv realizam Blitz Educativa em Caraguatatuba

Atividade faz parte das ações do Maio Amarelo 2025 Equipes da Concessionária Tamoios e da…

2 dias ago

Servidores de São Sebastião intensificam mobilização por reajuste salarial

Prefeitura promete novos estudos, destaca contenção de gastos, mas ainda não apresenta proposta concreta; categoria…

2 dias ago

Artista Débora Bergamini, de Ilhabela (SP), apresenta “filme-experiência” com tecnologia de realidade estendida (XR) em Cannes

“HUMAN XR: uma experiência imersiva e interativa em realidade mista” integrará evento paralelo do Festival…

2 dias ago

Proibição de atendimento em hospitais, multa para fura-fila e apoio psicológico; bebês ‘reborn’ chegam ao Congresso

Três projetos sobre o tema foram protocolados na Câmara nesta quinta-feira (15). Universo de bonecas…

2 dias ago

Gran Cup Brasil de Ciclismo desafia atletas em 128 km de resistência

No próximo dia 25, Ubatuba será palco de um dos principais eventos de ciclismo de…

2 dias ago