Categories: Ubatuba

Prefeitura de Ubatuba reforça orientações sobre acampamentos

Ubatuba é um paraíso de belezas naturais. Uma de suas principais atrações de ecoturismo são as trilhas, entretanto, infelizmente, muitas pessoas não respeitam a legislação quando se trata de acampamentos irregulares.

Por isso, a prefeitura reforça a importância do cumprimento das normas que regulamentam a prática de acampamentos no município. Apesar do interesse crescente pelo ecoturismo e pelas trilhas, o acampamento em áreas não autorizadas continua ocorrendo em diversos pontos da cidade, o que é proibido por lei.

De acordo com o Decreto Estadual nº 52.388, de 13 de fevereiro de 1970, é proibido o camping selvagem e o churrasco nas praias em todo o litoral paulista. A legislação municipal nº 1.360, de 27 de maio de 1994, também dispõe sobre o tema, lembrando que o acampamento só é permitido em locais devidamente regulamentados.

De cordo com a administração, não há equipe exclusiva para esse tipo de fiscalização e o apoio da Guarda Civil Municipal é essencial para coibir a prática. Denúncias sobre acampamentos irregulares podem ser feitas pelo telefone 153.

Segundo a Secretaria de Turismo, o camping em áreas públicas de praia não é permitido por lei, pois pode causar impactos ambientais, como corte de vegetação, acendimento de fogueiras e descarte inadequado de resíduos. Além disso, a falta de estrutura adequada compromete tanto o meio ambiente quanto a experiência dos visitantes. A orientação é que os praticantes procurem campings regularizados, com alvará de funcionamento e registro no Cadastur, garantindo segurança e conformidade com as normas.

A pasta também recomenda que os visitantes entrem em contato com as comunidades tradicionais da região para que a experiência seja mais segura e organizada, evitando apreensões de equipamentos durante fiscalizações.

Ubatuba possui 38 pontos de trekking, muitos deles em áreas de Unidades de Conservação, como o Parque Estadual Serra do Mar – Núcleo Picinguaba. Para acessar locais como a Cachoeira da Água Branca, é obrigatória a presença de monitor ambiental credenciado. A contratação de guias de turismo e de agências regularizadas é indispensável para garantir segurança, orientação adequada e respeito às normas ambientais durante as atividades.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Consciência Negra: XXIX Kizomba termina neste sábado com extensa programação artística e cultural

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba é palco da XXIX…

1 dia ago

Banhista morre após sofrer mal súbito na praia Preta do Sul, em São Sebastião

Um banhista de 39 anos, morreu após sofrer um mal súbito na tarde desta sexta-feira…

1 dia ago

Resultado histórico: Caraguatatuba chega ao 2° lugar no ranking estadual de Estâncias Turísticas

Caraguatatuba acaba de conquistar um dos resultados mais expressivos da sua história no turismo: a…

1 dia ago

Bolsonaro é preso preventivamente a pedido da PF

Prisão foi determinada após o senador Flávio Bolsonaro convocar vigília em frente à casa do…

1 dia ago

Corpo é encontrado boiando no Rio Perequê-Açu, em Ubatuba

A Polícia Civil de Ubatuba investiga um encontro de cadáver na madrugada deste sábado (22),…

1 dia ago

Ilhabela realiza mais uma edição do Festival Esportivo de Futebol para categorias de base neste sábado (22)

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promove, neste sábado (22), mais…

2 dias ago