O 1º Festival de Vela de Caraguá, primeiro evento náutico da categoria promovido no município, encerrou no último domingo (7) com resultados positivos para o esporte da cidade. A atração reuniu mais de 2 mil pessoas, entre atletas e o público participante do Circuito Pé na Areia, contando com atividades para toda a família.
A competição, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVela), teve início na sexta-feira (5) e ocorreu na Praia do Centro, próximo à Praça da Cultura, abrindo espaço para nova geração da modalidade. Durante três dias, cerca de 80 atletas de diferentes idades disputaram provas em categorias como Snipe, Tempo, Dingue, Optimist, Raceboard e IQFoil.
Considerado um sucesso pelos organizadores, o festival teve sua segunda edição confirmada para o ano que vem. “O evento foi muito bom. A estrutura da cidade é maravilhosa, o apoio da prefeitura foi essencial, os atletas se sentiram bem motivados, saímos felizes daqui, e já estou pensando em 2023”, comentou Walter Böddener, gerente de eventos da CBVela. ”O objetivo da CBVela é levar esse esporte para todo o Brasil, plantamos aqui mais uma semente”, completou.
O campeão mundial de Star em 2015 e gerente nacional da Academia Brasileira de Vela, Samuel Gonçalves, também elogiou a estrutura da cidade. ”Adorei estar em Caraguatatuba. Vieram velejadores de várias cidades do Estado de São Paulo, já fica o convite para o próximo. Aqui é maravilhoso, poucos lugares tem uma estrutura igual a essa. Parabéns para todos os atletas que participaram”, destacou.
Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, este é mais um evento que demonstra o empenho da administração para atrair novos públicos para a cidade. “Estamos diversificando o nosso calendário e isso já tem feito com a que o município receba novos tipos de turistas, trabalhando num novo segmento de mercado, como o esportivo, e melhorando a economia da cidade, trabalhando a indústria turística no sentido mais amplo”, lembrou.
Entusiasmado com o resultado do evento, o prefeito Aguilar Junior reconheceu a importância das parcerias. ”Eu quero agradecer toda a parceria da CBVela com a cidade, esse é só o primeiro festival, e espero muito que nos próximos anos a gente possa entrar no calendário”, comentou o chefe do Executivo.
A realização do 1º Festival de Vela de Caraguá faz parte do processo de fomento da modalidade por parte da Prefeitura e da CBVela, que esperam trabalhar em conjunto para a implantação de uma escola de vela no município, destinada a atender gratuitamente crianças e adolescentes.
”Nós temos um mar fantástico, é o litoral mais bonito do Brasil, quero muito estimular essa prática. Fomos agraciados com uma vela, ela ficará para o município, vamos dar aulas para as crianças, estimular a prática desse esporte maravilhoso na nossa cidade”, completou Aguilar Junior.
Durante o festival, ainda foram realizadas aulas de vela gratuitas, oferecidas com o objetivo de promover a modalidade e levar mais conhecimento sobre o esporte. O evento também contou com praça de alimentação, arquibancada e estrutura completa para receber o público.
Resultados
Os jovens Luiz Guilherme Oliveira e João Vitor Souza foram os campeões da classe Snipe. Na classe Tempo, a dupla Hugo Henrique Silva e Caetano Harada Buhrer ficou com o primeiro lugar. Na classe Dingue, Rwann Kaique Silva e João Felippe Ortiz foram os campeões.
Na Optimist, classe com maior número de velejadores no Festival, Felipe Baszynki foi o grande vencedor. Já Guilherme Munhoz saiu de Caraguatatuba com dois troféus: da classe Raceboard e da IQFoil. Outros resultados podem ser consultados no site www.cbvela.org.br.
Circuito Pé na Areia
O Circuito Pé na Areia, programa de incentivo ao esporte e cultura promovido pela Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, promovido juntamente com o Festival, no sábado e domingo, teve a apresentação de shows de bandas locais e convidadas, além de 14 atividades esportivas e de lazer gratuitas.
No primeiro dia, cerca de 600 munícipes participaram de uma caminhada, saindo da Praça da Cultura até o Mirante da Orla, num percurso de 3 quilômetros. O Circuito também ofereceu aulas de Zumba e FitDance; vôlei de praia; Tai Chi Chuan; slackline; frescobol; futevôlei; beach tennis; badminton; futebol de areia e jogos de mesa.
Ambas as atrações adotaram práticas sustentáveis para reduzir a pegada de carbono e minimizar os impactos ambientais da realização do evento, o que incluirá o plantio de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica no entorno do Rio Juqueriquerê e em um parque na cidade de São Paulo.
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…
O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…