Por iniciativa da Comissão de Direito Marítimo e Portuário da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São Sebastião (OAB), realizou-se na data de hoje reunião com a participação da Prefeitura Municipal de São Sebastião e da Marinha do Brasil (Delegacia da Capitania dos Portos de São Sebastião) para lançar uma campanha de conscientização e fiscalização nas praias do município do dia 17 ao 21 de fevereiro.
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção São Sebastião, Jaquelline Santana, disse que ciente do papel institucional da OAB como representante da sociedade civil, através da sua Comissão de Direito Marítimo e Portuário, propôs para o Município e a Marinha, a implementação dessa campanha com união de forças para que seja intensificada a fiscalização e conscientização, visando garantir a segurança da navegação e o ordenamento do tráfego aquaviário, principalmente nos períodos de grandes movimentos no litoral norte.
“Nessa campanha de fiscalização e conscientização, objetivamos também primar pelo uso sustentável das nossas praias, preservar a segurança marítima e proteger a vida marinha, pois são direitos dos cidadãos que devem ser respeitados. Agradecemos a Prefeitura Municipal de São Sebastião e a Marinha do Brasil por sempre estarem disponíveis para debaterem sobre assuntos importantes para o cidadão e aceitarem a formalização dessa parceria, que ocorreu de forma célere”, completou a presidente da OAB.
A ação detalhada busca primeiramente orientar banhistas e marinheiros de embarcações quanto a correta utilização da faixa de areia e mar, visando a segurança e organização no embarque e desembarque de lanchas e motos aquáticas, bem como inibir a entrada em locais irregulares e permanência de automóveis, quadriciclos e carretas utilizadas para transporte de embarcações na faixa de areia.
“A Marinha do Brasil através da Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião tem o propósito de dar apoio aos agentes municipais habilitados para atuarem em situações que possam causar riscos a banhistas nas praias e tripulantes ou passageiros de embarcações no mar”, explicou o Capitão de Fragata, André Luis Abreu Castelo Soares.
Paralelamente, a Secretaria do Meio Ambiente fará a fiscalização quanto a presença de animais nas praias e demarcação da faixa de areia com guarda sóis e a fiscalização de posturas fará o supervisionamento de comércios e ambulantes.
O Diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura de São Sebastião, Sérgio Ramos, afirma que a intenção é tornar essas operações mais frequentes no munícipio.“Queremos garantir a maior e melhor segurança ao público que acessa as praias de São Sebastião. A integração dessas instituições fortalece ainda mais o conceito de segurança em primeiro lugar e torna cada vez mais nossas praias mais seguras”, disse o diretor.
Os setores da Prefeitura envolvidos nessa ação serão a Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), Secretaria de Governo (SEGOV), Departamento de Tráfego (DETRAF), Polícia Municipal e Defesa Civil.
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…