Prefeitura participa de Encontro Estadual de Conselhos Municipais sobre Drogas

A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMSOD), participou, nesta semana, do 8° Encontro de Conselhos Municipais que tratam sobre o mesmo tema no Estado de São Paulo.

O encontro, realizado em Mogi das Cruzes, foi promovido pelo Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED) da Secretaria de Justiça e Cidadania e pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social. O tema principal do encontro foi “O Álcool e seus Desafios: Prevenção, Tratamento e Políticas Públicas”.

Para Nilma Regina Barbosa, membro do COMSOD, participar desse encontro foi muito importante. “O tema Álcool, que raramente é visto como droga por ser lícita, causa por vezes mais problemas do que outras drogas mais pesadas”, disse.

“Fizemos uma pesquisa muito interessante sobre o consumo de álcool nas ‘baladas’, falamos com médicos, psiquiatras, ouvimos diversas opiniões sobre quanto o uso da bebida alcoólica pode ser prejudicial, inclusive por menores de idade, muitas vezes com o consenso dos familiares. As palestras foram muito esclarecedoras”, acrescentou Nilma.

“Fomos a esse encontro com oito conselheiros e para nós foi muito bom porque conseguimos visualizar a força e a quantidade de conselhos ativos e atuantes”, destacou o presidente do COMSOD, Ivaldo Sampaio de Freitas.

Foram analisadas cerca de 400 “baladas” de São Paulo e muitos dados foram apresentados sobre o mal que o álcool tem feito aos jovens, o que o modismo do “open bar” faz às pessoas, principalmente aos jovens, com o incentivo ao consumo exagerado, beber até cair.

Segundo Freitas, a proposta é regulamentar o uso de álcool nas baladas. “A iniciativa é do Conselho Estadual, e cada Conselho pode elaborar na sua cidade”, ressaltou o presidente do COMSOD, que comentou ainda que foi constatado um aumento expressivo do consumo de álcool por mulheres jovens e adultas. “Esse encontro nos ajudará nas tomadas de decisões no futuro”, finalizou.

COMSOD

O COMSOD de São Sebastião – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Educação – tem como propósito integrar-se ao esforço nacional de redução do uso de drogas psicoativas e álcool e dedicar-se ao pleno desenvolvimento das políticas públicas com esse objetivo.

Trata-se de um órgão de caráter permanente, consultivo, participativo, normativo, de deliberação coletiva e de composição paritária, ou seja, metade de seus membros é representante de segmentos da sociedade civil e a outra metade de algumas das secretarias do poder público.

Atua como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações objetivadas nesta lei, assim como dos movimentos comunitários organizados, de organizações não governamentais e representações das instituições federais e estaduais existentes no município, desde que dispostas a cooperar com o esforço municipal.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago