Categories: GeralPlantãoPolícia

Prefeitura, Polícia Militar e Detran fecham cinco desmanches irregulares em Caraguatatuba

Cinco desmanches foram lacrados em Caraguatatuba durante uma operação realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Urbanismo, na última segunda-feira (11).

O objetivo da ação integrada foi combater o comércio irregular na cidade. Entre as irregularidades encontradas estão manter peças em estoque sem a devida comprovação de origem e também pelo desmonte de veículos em locais não autorizados.

Carro deteriorado estacionado em via pública de Caraguatatuba (Foto: Divulgação/PMC)

Na ocasião, os estabelecimentos, localizados nos bairros Jetuba, Indaiá e Perequê-Mirim, também foram fechados pela Fiscalização de Posturas por estarem funcionando sem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) válido e o devido alvará.

As empresas responderão a processo administrativo, conduzido pelo  Detran e os proprietários dos desmanches poderão responder criminalmente e por danos ao meio ambiente.

Fiscalização Preventiva

O principal objetivo da lei do desmonte é evitar o roubo e o furto de veículos e a venda ilegal de peças. O cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando desmanches clandestinos à Ouvidoria do Detran pelo portal www.detran.sp.gov.br, na área de “Atendimento”.

Nos estabelecimentos credenciados e regulares, as principais peças automotivas recebem uma etiqueta com número único de série e código QR Code e são cadastradas no sistema online do Detran pelas empresas. O consumidor pode consultar a procedência da peça e ter a garantia de comprar apenas itens de origem legal.

Lei do Desmonte

Sancionada em janeiro de 2014 e em vigor desde 1º de julho do mesmo ano, a lei estadual n° 15.276 é pioneira na regulamentação dos desmontes e serviu de referência para a criação da lei federal nº 12.977/2015, em vigor desde maio de 2015.

Para atuar no ramo e participar de leilões para adquirir veículos destinados a desmonte para comércio ou reciclagem das peças usadas, a legislação exige o credenciamento das empresas no Detran entre outros requisitos.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

8 minutos ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

5 horas ago

Prefeito Reinaldinho anuncia tolerância zero contra criminalidade em São Sebastião

Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião O prefeito…

8 horas ago

SP-55 que leva as cidades do Litoral Norte deve receber 122,6 mil veículos durante feriado do trabalhador

A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela Rodovia, Doutor Manoel…

8 horas ago

CCR RioSP realiza nova série de ativações na rodovia Rio-Santos para orientar os motoristas sobre o pagamento do Free Flow

Nesta quinta-feira (1°)  feriado, do Dia do Trabalho até o dia 4 de maio, a…

8 horas ago