Com a proximidade da estação mais fria do ano e o período de baixas temperaturas principalmente nas madrugadas, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, intensificou a abordagem destinada ao atendimento da população adulta em situação de rua.
A Prefeitura de Caraguatatuba orienta que, ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes de abordagem, que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Em 2023, foram realizadas 4.078 abordagens com 1.078 acolhimentos (sendo 604 em Casas de Passagem e 474 em albergue).
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Mariana Cestari, explica que a ação preventiva inicia muito antes do frio intenso. “O objetivo não é dar apenas o acolhimento, mas também, respeitar as condições de dignidade dos usuários, fortalecer os vínculos sociais, familiares e comunitários”, explicou.
O serviço de abordagem é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados (manhã/tarde). Durante o atendimento, os profissionais ofertam os serviços de acolhimento provisório, acompanhamento psicossocial, alimentação e retorno à cidade de origem, se necessário.
Somente em 2022, foram 6.180 abordagens e 2.707 acolhimentos de pessoas que são encaminhadas aos abrigos, onde recebem alimentação completa e banho garantindo sua dignidade. Todas são acompanhados pela equipe técnica.
Ao longo do acompanhamento social são realizados diversos encaminhamentos visando a reestrutura de vínculos sociais e familiares. Alguns recebem ainda acompanhamento técnico pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), no serviço do Programa de Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI).
Quando identificadas situações que envolvam dependência química, são realizadas as articulações junto à Secretaria de Saúde, através do CAPS AD e das comunidades terapêuticas existentes no município.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social, a maioria das pessoas abordadas pertence aos municípios vizinhos ou outros Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Como ajudar
Ao deparar-se com pessoas em situação de rua, o cidadão ou entidade que deseja ajudar deve entrar em contato com as equipes de abordagem, que tomarão com as devidas providências.
O serviço especializado é ofertado de forma continuada. As equipes são compostas por educadores sociais que percorrem a cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados em horários alternados.
Quando a situação envolver brigas, ameaças, atos de vandalismo ou qualquer tipo de violência, a orientação é acionar imediatamente a Polícia Militar pelo 190.
Segue os locais e serviços oferecidos:
Centro de Acolhimento Popular Temporário Masculino
Rua: Banco Itaú, 201, Porto Novo
Telefone: (12) 3887-6287
Centro de Acolhimento Temporário Feminino e Famílias
Rua: Antonio Francisco Peliciari 955, Cantagalo
CREAS (Centro de Referência Especializada de Assistência Social)
Rua Senador Feijó, 165, Jardim Aruan
Telefone: (12) 3886-2960
Só o aperitivo de Samuel Lino já foi suficiente para encher os rubro-negros de confiança…
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba publicou as primeiras convocações de candidatos…
Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…
Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…
Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…
Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…