Primeiro catamarã é entregue para transportar pedestres e ciclistas na Travessia São Sebastião-Ilhabela

O novo serviço de pedestres tem previsão de início neste sábado (19/01) e não haverá cobrança de tarifa nos primeiros quatro meses

São Sebastião recebeu o primeiro catamarã, a lancha LS-02, que irá transportar exclusivamente pedestres e ciclistas na Travessia São Sebastião-Ilhabela, na tarde desta quarta-feira (16/01). A entrega foi realizada pelo Governo do Estado e DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, e contou com um teste operacional. O novo serviço tem previsão de início neste sábado (19/01), e não haverá cobrança de tarifa nos primeiros quatro meses.

A embarcação comporta até 370 passageiros por viagem, sendo 33 ciclistas, e dois espaços reservados para cadeirantes. A lancha, que possui ar condicionado, permitirá separar pedestres e veículos, que hoje utilizam o serviço juntos.

Segundo a DERSA, a nova lancha possibilitará um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas, além de proporcionar mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé.

Ainda de acordo com a DERSA, a lancha LS-02 pertencia à Travessia Santos/Vicente de Carvalho, passou por reforma e modernização, com investimento de R$ 3,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT).

Durante o teste operacional, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano, disse que a embarcação é mais adequada para atender os pedestres e ciclista e irá melhor o fluxo de pessoas. “A embarcação é mais adequada para atender esse público e irá diminuir o tempo de travessia, o que irá melhorar o fluxo das pessoas, além de proporcionar uma qualidade e segura maior. Em breve a lancha também terá wi-fi”, contou.

Além do secretário, também participaram do teste operacional o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.

Para o prefeito Felipe Augusto, a entrega do catamarã é uma ação importante e foi realizada rapidamente pelo novo Governo. “Nos primeiros dias do ano já nos reunimos com o secretário e o presidente da Dersa discutindo a correção da gestão de travessias entre São Sebastião e Ilhabela por meio das balsas, entre outras demandas e agora estamos fazendo esse teste, uma travessia com mais conforto, qualidade, segurança e respeito aos cidadãos das duas cidades”, finalizou.

Segunda lancha

Outro catamarã deverá compor a nova travessia de pedestres. O LS-04, também com capacidade para 370 passageiros, teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.

Foto: Tribuna do Povo

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Recadastramento obrigatório do IPMU vai até 30 de setembro

O Instituto de Previdência Municipal de Ubatuba (IPMU) realiza o Recadastramento Anual obrigatório para aposentados…

17 horas ago

Ubatuba: Vestibulinho da Etec 2026 tem vagas para Administração e Gastronomia

A Escola Técnica Estadual (Etec) Paula Souza caraguatatuba– Classe Descentralizada de Ubatuba, que funciona na…

17 horas ago

Moradores da região Norte podem opinar no Orçamento de Caraguatatuba para 2026 na próxima quinta-feira

Moradores da região Norte têm a oportunidade de participar da terceira e última audiência pública…

17 horas ago

Polícia prende dois suspeitos após moradores reclamarem de falta de segurança no Golfinho em Caraguatatuba

Na tarde deste sábado (13), durante operação saturação no bairro Golfinho, visando coibir roubos, furtos…

1 dia ago