Primeiro catamarã é entregue para transportar pedestres e ciclistas na Travessia São Sebastião-Ilhabela

O novo serviço de pedestres tem previsão de início neste sábado (19/01) e não haverá cobrança de tarifa nos primeiros quatro meses

São Sebastião recebeu o primeiro catamarã, a lancha LS-02, que irá transportar exclusivamente pedestres e ciclistas na Travessia São Sebastião-Ilhabela, na tarde desta quarta-feira (16/01). A entrega foi realizada pelo Governo do Estado e DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, e contou com um teste operacional. O novo serviço tem previsão de início neste sábado (19/01), e não haverá cobrança de tarifa nos primeiros quatro meses.

A embarcação comporta até 370 passageiros por viagem, sendo 33 ciclistas, e dois espaços reservados para cadeirantes. A lancha, que possui ar condicionado, permitirá separar pedestres e veículos, que hoje utilizam o serviço juntos.

Segundo a DERSA, a nova lancha possibilitará um ganho de até 30% na capacidade de veículos das balsas, além de proporcionar mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros que utilizam o serviço a pé.

Ainda de acordo com a DERSA, a lancha LS-02 pertencia à Travessia Santos/Vicente de Carvalho, passou por reforma e modernização, com investimento de R$ 3,6 milhões do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Logística e Transportes (SLT).

Durante o teste operacional, o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano, disse que a embarcação é mais adequada para atender os pedestres e ciclista e irá melhor o fluxo de pessoas. “A embarcação é mais adequada para atender esse público e irá diminuir o tempo de travessia, o que irá melhorar o fluxo das pessoas, além de proporcionar uma qualidade e segura maior. Em breve a lancha também terá wi-fi”, contou.

Além do secretário, também participaram do teste operacional o presidente da Dersa, Milton Persoli, e o diretor de Operações, João Luiz Lopes.

Para o prefeito Felipe Augusto, a entrega do catamarã é uma ação importante e foi realizada rapidamente pelo novo Governo. “Nos primeiros dias do ano já nos reunimos com o secretário e o presidente da Dersa discutindo a correção da gestão de travessias entre São Sebastião e Ilhabela por meio das balsas, entre outras demandas e agora estamos fazendo esse teste, uma travessia com mais conforto, qualidade, segurança e respeito aos cidadãos das duas cidades”, finalizou.

Segunda lancha

Outro catamarã deverá compor a nova travessia de pedestres. O LS-04, também com capacidade para 370 passageiros, teve 50% da reforma concluída, porém a empresa que realizava os trabalhos não cumpriu com as obrigações legais e teve o seu contrato rescindido. A DERSA está tomando as medidas legais para dar andamento ao processo licitatório para a reforma.

Foto: Tribuna do Povo

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Equipes de combate à dengue fiscalizam região do Ipiranguinha

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde, estará nesta quinta, sexta e sábado,…

6 horas ago

Caraguatatuba abre 32 vagas em cursos gratuitos de Confeitaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Empreenda Já, em parceria com o Senai e…

6 horas ago

PC prende 13 pessoas durante Operação ‘Vale Low Index’ no Litoral Norte

Nesta quinta-feira (2/5), o DEINTER 1 e a Delegacia Seccional de São Sebastião realizaram a…

6 horas ago

Motociclistas ficam feridos após acidente na Rio-Santos no trecho de São Sebastião

Dois motociclistas ficaram feridos ficaram feridos na tarde desta quinta-feira (2/5), após acidente na Rio-Santos…

11 horas ago

Criminoso invade concessionária e furta carro de luxo avaliado em R$ 350 mil

Câmaras de segurança flagraram na noite desta quarta-feira (1/5), o momento em que um homem…

16 horas ago

Maternidade de Ilhabela registra décimo milésimo nascimento

O Hospital Mario Covas Jr. de Ilhabela comemorou o décimo milésimo bebê nascido na maternidade.…

18 horas ago