Pró-Mulher realiza mais de 6 mil atendimentos durante a pandemia de Covid-19

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no período de março a junho de 2020 o Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) de Caraguatatuba realizou 6.419 atendimentos. Entre eles, estão consultas e procedimentos ginecológicos, pré-natais de alto risco e exames, como densitometria óssea e ultrassonografia.

No caso do exame de densitometria óssea, foram realizados apenas 134. A coordenadora e enfermeira do Pró-Mulher, Celina Medalha, esclareceu que “esse tipo de procedimento não se enquadra como emergência, então todos os pacientes marcados para abril e maio foram reagendados. Isso explica a pouca quantidade de exames realizados”.

Outro procedimento realizado desde março de 2020 na unidade é a aplicação da vacina palivizumabe, que protege crianças do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais que acometem o pulmão.

Caraguatatuba virou referência no Litoral Norte (LN) por ser a única a oferecer esse tipo de vacina. Até o mês de junho foram aplicadas 123 doses em crianças das quatro cidades do LN e de Natividade da Serra.

Em março, o número de pacientes atendidos pelo Pró-Mulher chegou a 2.390. No mês de abril, com a redução do número de consultas, devido aos decretos do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Caraguatatuba para conter a Covid-19, foram realizados 934 atendimentos. Uma queda considerável de 60% que, de acordo com Celina, “já era esperada pela equipe por conta da doença”.

Se comparado a abril, e com a liberação da agenda em 50%, a unidade fechou o mês de maio com um aumento de 29% do número de atendidos, que chegou a 1.205. Já o mês de junho registrou um aumento 102%, na comparação com abril. Nesse período, o Pró-Mulher realizou 1.891 atendimentos,

Cuidados com a Covid-19

O Pró-Mulher segue à risca as recomendações e orientações das autoridades de saúde para continuar atendendo a população com segurança e qualidade. Por isso, a unidade oferece álcool gel logo no balcão de recepção.

As cadeiras foram separadas por fitas sinalizadoras para evitar aglomerações e o contato de pessoas. E assim como os demais prédios públicos, estabelecimentos e outros locais o uso da máscara de proteção no local é obrigatório para funcionários, além dos pacientes e acompanhantes de idosos e menores de idade, que devem aguardar na área externa da unidade.

Serviço

O Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher) está localizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, 2.135 – Sumaré, Caraguatatuba (próximo ao Camaroeiro). O telefone é (12) 3897-3500.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Com eventos e alta temperatura, Caraguatatuba registra 64% de ocupação hoteleira e tem final de semana movimentado

Com um calendário turístico repleto de atrações aliado às altas temperaturas registradas nos últimos dias…

7 horas ago

PF prende homem de 70 anos por crime de pedofilia pela internet em Ubatuba

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira (7/5), um mandado de busca e apreensão em Ubatuba…

8 horas ago

Tamoios terá bloqueios para aferição de radares fixos nesta quinta-feira

A Rodovia dos Tamoios terá bloqueios momentâneos, na manhã de quinta-feira (9/5) para aferição de…

12 horas ago

Oficinas e palestras para crianças em situação de vulnerabilidade

Iniciativa é desenvolvida em parceria pelo Programa Saúde em Primeiro Lugar e Instituto Surfé O…

13 horas ago

Dois são detidos pela Polícia Municipal por embriaguez ao volante após acidente e excesso de velocidade

Dois motoristas foram detidos pela Polícia Municipal de São Sebastião, no último fim de semana,…

13 horas ago

Temporada de pesca do camarão é celebrada com café da manhã

Na manhã desta segunda-feira, 6 de maio, a comunidade pesqueira de Ubatuba reuniu-se no Mercado…

16 horas ago