Em três dias de fiscalização intensiva, as equipes do Procon de Caraguatatuba constataram a presença de produtos vencidos nas câmaras frias de supermercados e nesta quarta-feira (1º/4) não foi diferente.
Um supermercado localizado no bairro do Indaiá e outro no Morro do Algodão, na Região Sul, foram autuados e as multas podem chegar a R$ 208,9 mil.
No estabelecimento que fica na região central foram encontrados frangos empanados e canelones vencidos, enquanto no Morro do Algodão foram leite e sobremesa lácteas. Tudo foi apreendido e descartado.
O diretor do Procon, Aliex Moreira, alerta que esse tipo de irregularidade pode provocar contaminação alimentícia, por isso os estabelecimentos precisam estar atentos.
Segundo ele, a maioria dos responsáveis justifica que esses locais são abastecidos por promotores de vendas, sendo eles responsáveis pela substituição das mercadorias. “Mas é importante destacar que o consumidor não pode ser prejudicado”, observa Aliex.
Desde a última quinta-feira, o Procon já autuou cinco estabelecimentos, entre atacadistas e supermercados, pela mesma irregularidade. O valor das multas chega a R$ 1,4 milhão.
Após findado os processos administrativos e jurídicos, o pagamento é feito à Fundação Procon, que tem convênio com os municípios, e repassa 50% do valor recebido para que a Prefeitura encaminhe ao Procon local para compra de equipamentos e materiais.
O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado pode fotografar o produto e nos encaminhar junto com comprovantes e nota fiscal para o email procon@caraguatatuba.sp.gov.br
Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…
Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…
https://www.youtube.com/watch?v=4yxRTTP81EE
Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião O prefeito…
A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela Rodovia, Doutor Manoel…
Nesta quinta-feira (1°) feriado, do Dia do Trabalho até o dia 4 de maio, a…