A Black Friday (a sexta-feira após o Dia de Ações de Graças nos Estados Unidos), incorporada ao mercado brasileiro, é na próxima sexta-feira (26/11). A penúltima data importante para o comércio antes do Natal será marcada pelos descontos generosos de diversos produtos, mas algumas empresas já ofertam promoções desde o início do mês. O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba dá dicas sobre como escapar das armadilhas e dos golpes nas ofertas da Black Friday.
De acordo com o diretor do Procon de Caraguatatuba, Aliex Moreira, a data é esperada o ano todo por ter bons descontos e promoções. “Mas antes do dia oficial algumas empresas dão ‘spoilers’ do que os consumidores podem esperar. Por outro lado, os cibercriminosos aproveitam a ocasião para lesar o consumidor. Então, como se proteger e garantir a segurança durante suas compras nesse período? Verificar antecipadamente os preços do produto ajuda a não cair em armadilhas em relação aos descontos oferecidos”, recomenda.
As mercadorias mais procuradas na Black Friday são TVs e smartphones. “Pesquise o produto escolhido, suas características, preço, qualidade, durabilidade, se possui assistência técnica local, valor do frete e prazo de entrega. “Cuidado para não comprar ‘gato por lebre’ ou pagar a metade do dobro do preço!”, enfatizou o diretor do Procon de Caraguatatuba.
Moreira pede para o consumidor pesquisar o preço médio de mercado do produto de interesse com antecedência. “Certifique-se de que, realmente, o preço se trata de uma promoção real e não de um desconto ilusório. Não se aventure a comprar em sites internacionais, o barato pode sair caro, inclusive, é preciso considerar os prazos de entrega, e que os produtos importados poderão ser tributados ao entrar no território nacional”, reforça.
O diretor disse que para levar em consideração os fornecedores mais conhecidos nas compras online. “Pesquise a procedência, o histórico e verifique se o mesmo possui um CNPJ, endereço, e-mail ou telefone de contato, SAC e Ouvidoria. As compras realizadas fora da loja física, ou seja, pela internet, pelo telefone, de porta em porta e por reembolso postal, podem ser canceladas no prazo de sete dias, contados da data da compra ou da entrega do produto. Desconfie e jamais se iluda com preços extremamente menores que a média de preço daquele produto no mercado”, conclui.
Black Friday
A Black Friday (em português, sexta-feira negra) é o dia que inaugura a temporada de compras de Natal com grandes promoções em muitas lojas. É um dia depois do Dia de Ação de Graças (“Thanksgiving Day”), nos Estados Unidos, após quarta quinta-feira do mês de novembro.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros.
O consumidor também pode fazer a queixa de forma online no aplicativo Caraguatatuba 156 na loja do celular (Android ou IOS), bem como ao acessar o site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3897-8282, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
Confira mais dicas para evitar transtornos nas compras da Black Friday
A Prefeitura de Ilhabela realiza, nesta quarta-feira (5), um simulado de evacuação no prédio do…
A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…
Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…
A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…
Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…
Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…