A Fundação Procon-SP criou um atalho em seu site para receber denúncias sobre bebidas suspeitas de adulteração. O objetivo é oferecer à população orientações para prevenir problemas ao ingerir bebidas alcoólicas.
Os consumidores que identificarem situações de bebidas suspeitas de adulteração, seja na compra em mercados ou ao consumir no local, podem acessar o site www.procon.sp.gov.br (Procon-SP Digital/ acesso via conta cadastrada no portal Gov.br) e utilizar um atalho para formalizar uma denúncia (https://consumidor2.procon.sp.gov.br/login?target=denunciabebida). O cliente tem a opção de se identificar ou não ao formalizar a suspeita de bebida “batizada”.
O Procon-SP destaca que não é possível identificar uma bebida adulterada com 100% de precisão sem uma análise laboratorial, mas a observação de algumas características pode ajudar na prevenir intoxicação ao comprar o produto em mercados, adegas, depósitos e distribuidoras ou consumir em bares, restaurantes e similares:
Os 7 Erros das Bebidas Ilegais
A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) do Estado do Rio de Janeiro, o Procon Estadual (Procon-RJ) e a Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE) lançaram uma cartilha para auxiliar a população na identificação de bebidas falsificadas.
Intitulada “Os 7 Erros das Bebidas Ilegais”, a publicação chama à atenção dos consumidores para a tampa de vedação (1), o líquido (2), os rótulos (3), a garrafa de vidro (4), o preço (5), a aparência (6) e o local de compra (7). A cartilha está disponível no link https://www.rj.gov.br/sedconsumidor/sites/default/files/arquivos_paginas/metanol.pdf.
A partir da próxima quarta-feira (15), Ilhabela inicia a temporada de cruzeiros 2025-2026 com a…
Homens e mulheres, maiores de 18 anos e com ensino fundamental completo, podem se inscrever…
https://youtu.be/Y4SZxxdr0C8
Um motorista de aplicativo de 32 anos, foi rendido por quatro criminosos após atender uma…
A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba – Emdurb informa a população que, a…
A integração do sistema de monitoramento de São Sebastião ao programa Muralha Paulista resultou, nesta…