Professora da rede municipal de Caraguatatuba lança livro sobre escola centenária de São Paulo

Na última segunda-feira (02/08), a unidade escolar Emef Profª Maria Aparecida de Carvalho, no bairro Tinga, promoveu o pré-lançamento do livro “Escola Pública e República – Memórias da Gazeta de Piracicaba (1897-1911)”, publicado pela editora CRV, de autoria de Clarice Chiareli Miachon.

Clarice é professora da rede municipal de Caraguatatuba desde 2014 e há dois anos leciona a disciplina de história para os alunos do CIDE Tinga. Seu esposo, Marcelo Mendes Miachon, também é professor da mesma disciplina em outra unidade da rede municipal. Ele quem assina o prefácio do livro.

O pré-lançamento foi realizado durante as atividades da semana pedagógica organizada pela equipe gestora do CIDE Tinga. Parte da renda obtida será revertida à Associação de Pais e Mestres (APM) da unidade.

A publicação homenageia a Escola Estadual Sud Mennucci, localizada em Piracicaba, interior de São Paulo, que com seu prédio centenário faz parte da história da Educação do Estado de São Paulo. Foi lá que a professora ingressou no magistério e iniciou sua trajetória como educadora.

Ela contou que a proposta de compartilhar esse momento com os colegas e alunos do município foi de instigar os pesquisadores da Educação, que estão dentro da sala de aula, a romperem com os muros acadêmicos e a trazerem para os pares (colegas docentes) e os próprios alunos, a contribuição efetiva de seus estudos e práticas pedagógicas. “Precisamos estimular os sonhos e alçar novos voos, enfrentar novos desafios e ressignificar verbos como sonhar, lecionar, pesquisar, formar e, principalmente, amar sua profissão”, disse.

O lançamento oficial do livro será realizado em setembro, durante o XV Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, na modalidade online, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Serviço:

Com o pré-lançamento a venda já está disponível no endereço: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/36119-escola-publica-e-republicabr-memorias-da-gazeta-de-piracicaba-1897-1911

Contato com a autora: https://www.facebook.com/claricepvn

Informações sobre a escola homenageada: https://www.educacao.sp.gov.br/edificio-da-e-e-sud-mennucci-e-uma-verdadeira-aula-de-historia/

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ônibus escolar bate na SP-55 em São Sebastião

Um ônibus escolar da empresa SOU que estava em testes sofreu um acidente na manhã…

3 dias ago

Justiça determina reintegração de posse em área para construção de Unidade Básica de Saúde e Escola em Castelhanos

Após intenso empenho do Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a comunidade tradicional de Castelhanos está…

3 dias ago

FGV encerra etapa das provas práticas do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba neste final de semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) finaliza as provas práticas de 12 cargos do Edital 01…

3 dias ago

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas em São Sebastião

Um homem foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas na noite desta…

4 dias ago

Segunda-feira é dia de audiência pública sobre transporte coletivo urbano

Moradores e usuários do transporte público urbano em Ubatuba devem ficar atentos: segunda-feira, 29, acontece…

4 dias ago

Ubatuba terá dois representantes no mundial de skimboard

Berço de campeões, a Praia da Sununga, em Ubatuba, terá dois atletas disputando o circuito…

4 dias ago