Evento aconteceu em Caraguatatuba e foi promovido pela Undime
A secretaria de Educação de Ubatuba continua investindo na capacitação e formação dos professores coordenadores de sua rede. Na última quarta-feira, 14 de agosto, uma equipe de oito professores passou o dia em Caraguatatuba participando do 1° Encontro de Formadores do Litoral Norte – Ciclo Formativo Currículo na Educação Integral. Com participação das equipes formadoras das quatro cidades do Litoral Norte, o encontro aconteceu na sede da secretaria de Educação do município.
A iniciativa tem como objetivo formar professores multiplicadores que irão compartilhar o treinamento com o restante da rede, falando sobre a Educação Integral, que visa trabalhar com o aluno em sua totalidade.
Essa formação faz parte de um Ciclo Formativo promovido pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME, uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília.
Todos os ciclos estão contemplados nesta formação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Em Ubatuba, a supervisora Maria do Carmo Oliveira é a responsável pela capacitação junto à UNDIME, entretanto, também participaram as professoras formadoras da Educação Infantil, Carol Reinert, Renata de Paula e a chefe da Seção da Educação Infantil, Jocely Reis. O Ensino Fundamental I, teve a participação das professoras formadoras Fernanda Righetto e Natalia Ramos e, como as multiplicadoras escolhidas e representando o Fundamental II, a coordenadora da EM Tancredo de Almeida Neves, Renata Dugain e a professora da EM José Belarmino Sobrinho, Fátima Sene.
Formação Continuada
Ainda na quarta-feira, a equipe de formadoras realizou o encontro com os professores do Ciclo II, que aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação.
Na ocasião, eles estudaram expectativas de aprendizagem do programa Ler e Escrever, relacionando com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular- BNCC, com foco no desenvolvimento da leitura dos alunos.
Na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, foi a vez das professoras de Educação Infantil, em especial as professoras que atuam nos maternais das creches municipais, receberem a formação, abordando temas como o campo de experiências corpo, gestos e movimentos.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…