Categories: DestaquesGeral

Programa de Recuperação Fiscal com até 100% de desconto em juros e multas nos débitos municipais de Caraguatatuba começa no dia 5 de maio

Os contribuintes de Caraguatatuba poderão quitar seus créditos tributários e não tributários com a Secretaria da Fazenda de Caraguatatuba, decorrentes de sanção por ato ilícito (multas administrativas), inscritos em Dívida Ativa, protestados e/ou ajuizados ou não, vencidos até o dia 31 de dezembro de 2024, à vista ou em até 24 parcelas mensais, com descontos que variam de 40% a 100% no valor de juros e multas a partir do dia 5 de maio.

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 136/2025) do governo municipal de Caraguatatuba começa nesta data e segue até  4 de junho, das 8h30 às 16h30, no Paço Municipal, na Área da Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda, ou pelo Portal do Cidadão  (Protocolo Eletrônico), no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/.

Os descontos variam conforme a forma de pagamento escolhida pelo cidadão, à vista ou parcelamento de 3 a 24 vezes. O benefício da anistia será concedido após requerimento do interessado à Área da Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda, isento de taxas e emolumentos, com dispensa de 100% do valor de juros e multa nos pagamentos à vista; dispensa de 85% de juros e multas, para quem optar pelo pagamento em três parcelas (3x) mensais consecutivas e de valores iguais; desconto de 70% de juros e multas, para o pagamento em seis (6x) parcelas mensais seguidas e iguais; desconto de 55% do valor de juros e multa, se o pagamento for feito em até 12 parcelas mensais consecutivas de igual valor e desconto de 40% do valor de juros de mora e multas, se o pagamento for feito em até 24 vezes iguais.

A falta de pagamento de três parcelas, consecutivas ou não, nos prazos fixados ou atraso superior a três meses, importará na caducidade e cancelamento do benefício e da dispensa das penalidades moratórias, voltando a incidir sobre o débito as consequências da mora. Em qualquer modalidade de parcelamento, em hipótese alguma a parcela poderá ser inferior a 15 VRM’s (Valor de Referência do Município/ 1 VRM = R$ 4,81), equivalente a R$ 72,75.

Os honorários advocatícios (sucumbências), devidos em razão dos débitos ajuizados, no valor correspondente a 10% do montante executado deverão ser pagos à vista, na hipótese de o contribuinte optar pelo pagamento que cota única da dívida e em três vezes, na hipótese de o contribuinte optar pelo pagamento parcelado. O não recolhimento ou atraso das parcelas dos honorários advocatícios por mais de 30 dias acarretará a caducidade (ineficácia) e o cancelamento do benefício.

As custas do Governo do Estado de São Paulo (DARE), será a vista com vencimento para o dia que for gerada, despesas processuais, honorários advocatícios, bem como a 1ª parcela do acordo de parcelamento, deverão ser pagas no prazo máximo de até oito dias, após emissão das referidas guias, sob pena do cancelamento da anistia de juros e multas.

O prefeito Mateus Silva explica que a medida oferece aos contribuintes a oportunidade de regularização da situação tributária. “O Refis será um incremento na arrecadação para dinamizar programas e serviços públicos municipais. O benefício não afeta a receita tributária porque não é concedida a isenção do pagamento do principal devidamente corrigido. Dessa forma, não há renúncia de receita, mas o Refis propicia aos contribuintes a oportunidade de liquidação dos créditos tributários municipais, não tributários e decorrentes de sanção por ato ilícito, inscritos em Dívida Ativa, protestados e/ou ajuizados ou não, vencidos até 31 de dezembro de 2024, com dispensa da cobrança de multas e juros de mora”, justifica.

A anistia também se estende aos contribuintes com parcelamentos ativos e ainda não liquidados.

Requerimento e procuração

Para facilitar o atendimento, traga o número de identificação do imóvel e/ou inscrição municipal, requerimento preenchido e cópia do RG e CPF. Caso o requerente não seja o contribuinte cadastrado, é necessário trazer a procuração. O requerimento e o modelo de procuração estão disponíveis no site www.caraguatatuba.sp.gov.br/, a partir do dia 5 de maio.

A Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda fica no Paço Municipal, localizado na Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro. Mais informações pelos telefones (12) 3897-8182/8166/8222, WhatsApp (12) 99755-2601 ou pelo e-mail  dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br.  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

 Programa de Recuperação Fiscal (Refis – LC 136/2025 – Anistia) do Governo Municipal de Caraguatatuba

Período: 5 de maio a 4 de junho

Descontos: 40% a 100% nas multas e juros de mora

Local: Área de Dívida Ativa da Secretaria da Fazenda

Endereço: Rua Luiz Passos Júnior, 50 – Centro

Informações: (12) 3897-8182/8166/8222, WhatsApp (12) 99755-2601 ou pelo e-mail  dividaativa.fazenda@caraguatatuba.sp.gov.br

Horário: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30

Portal do Cidadãohttps://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

1 hora ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

6 horas ago

Prefeito Reinaldinho anuncia tolerância zero contra criminalidade em São Sebastião

Assaltante é preso menos de 24 horas depois de delito em São Sebastião O prefeito…

9 horas ago

SP-55 que leva as cidades do Litoral Norte deve receber 122,6 mil veículos durante feriado do trabalhador

A informação é do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) responsável pela Rodovia, Doutor Manoel…

9 horas ago

CCR RioSP realiza nova série de ativações na rodovia Rio-Santos para orientar os motoristas sobre o pagamento do Free Flow

Nesta quinta-feira (1°)  feriado, do Dia do Trabalho até o dia 4 de maio, a…

10 horas ago