Categories: CidadesIlhabela

Programa IPTU Verde é instituído em Ilhabela para promover sustentabilidade em edificações

Ilhabela, conhecida por sua natureza e belezas naturais, acaba de instituir o Programa de Certificação Sustentável “IPTU Verde”, por meio da Lei n° 1.592/2023. A iniciativa é do vereador Gabriel Rocha e tem como objetivo incentivar empreendimentos de hospedagem, como hotéis, pousadas e campings, a adotarem ações e práticas sustentáveis que visam reduzir o consumo de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais.

A certificação IPTU Verde é opcional e será concedida pela Prefeitura de Ilhabela aos empreendimentos que se inscreverem no programa e atingirem pontuações específicas de acordo com as ações sustentáveis adotadas. São três níveis de certificação: bronze, prata e ouro, que correspondem a pontuações mínimas de 50, 70 e 100 pontos, respectivamente.

Serão consideradas para a certificação ações como gestão sustentável das águas com sistemas e dispositivos economizadores; eficiência e alternativas energéticas com sistema de aquecimento solar dimensionado para atender a demanda anual de água quente. Os coletores solares para aquecimento de água devem possuir Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE A ou Selo Procel e os reservatórios de água devem possuir Selo Procel; implantação de bicicletários e estrutura de apoio e compostagem.

“Para obter a certificação, os empreendimentos devem adotar práticas sustentáveis relacionadas ao consumo de recursos naturais e redução dos impactos ambientais. Além disso, as edificações certificadas devem cumprir integralmente a legislação ambiental, urbanística, edilícia, tributária e demais normas legais aplicáveis”, explica o prefeito Toninho Colucci.

Os empreendimentos terão benefícios fiscais na cobrança do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O desconto no IPTU varia de acordo com o nível de certificação alcançado, sendo de 10% para certificação bronze, 20% para certificação prata e 30% para certificação ouro.

A certificação IPTU Verde tem validade de cinco anos e pode ser renovada pelo mesmo período, desde que o empreendimento continue atendendo aos requisitos estabelecidos.

Para mais informações sobre o Programa IPTU Verde, os interessados podem acessar a lei integralmente no endereço https://bit.ly/3JKcOaG.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Adiamento da eleição do CAE é decorrente das condições climáticas – Prefeitura Municipal de Ubatuba

O Conselho de Alimentação Escolar (CAE) informa o adiamento da eleição online dos membros que…

4 minutos ago

Biblioteca Nilce Signorini abre inscrições para oficina do Pontos MIS de agosto: “Da Ideia ao Roteiro”

A Biblioteca Nilce Signorini, na Barra Velha, abriu inscrições para mais uma oficina voltada ao…

32 minutos ago

Ilhabela define grupos da 1ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Campo 2025

Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e…

34 minutos ago

Ilhabela participa de eventos regionais de Canoa Caiçara e valoriza as tradições do litoral

A equipe de Canoa Caiçara de Ilhabela esteve presente em dois encontros regionais que celebram…

46 minutos ago

Botafogo recusa proposta do West Ham pelo goleiro John

Em março deste ano, o Botafogo renovou contrato com John até 2028, com direito à…

53 minutos ago

Prefeitura de São Sebastião convida empresários para aderirem ao programa ‘Adote uma Praça’

A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Urbanismo (Seurb)  e de Desenvolvimento…

54 minutos ago