Categories: DestaquesGeral

Programa Trânsito Legal inicia ciclo de formaturas em 2022

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na terça-feira (6), 95 estudantes das unidades Profª Adolfina Leonor Soares dos Santos e João Thimóteo do Rosário, participaram da solenidade realizada no Ciase Wilson Francisco Valente, no Sumaré.

A cerimônia contou com a participação das famílias dos estudantes, professores, membros das equipes gestoras, além da presença da secretária de Educação, Márcia Paiva, e do secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Marcel Giorgeti.

Alunos abraçam a secretária de Educação, Márcia Paiva, durante formatura do Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba (Foto: Luis Gava/PMC)

Direcionado aos alunos do Ensino Fundamental I (4º ano), o programa faz parte de uma série de atividades de Formação Cidadã promovidas nas unidades escolares de Caraguatatuba através de parcerias intermediadas pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação. Ao todo, 11 unidades escolares do município estão participando.

A formatura ocorre após o ciclo de atividades que contempla quatro aulas temáticas, onde o instrutor desta edição, o agente Luber Castigliola da Silva desenvolveu com os estudantes os temas Pedestre – direitos e deveres; Ciclistas – direitos e deveres e Equipamentos de Segurança; além de explicar sobre a função de Agente de Trânsito e de esclarecer as dúvidas dos estudantes.

Outra importante atividade foi realizada no mês de junho, onde um grupo de alunos participou de uma blitz educativa em frente à Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro. Durante a blitz os agentes mirins chamavam a atenção quando viam alguma irregularidade ou infração de trânsito. A cada abordagem os motoristas recebiam de presente um desenho produzido pelos alunos durante as aulas do projeto.

Programa Trânsito Legal

Completando 19 anos, o programa Trânsito Legal já abrangeu mais de 25 mil alunos da rede pública. De uma forma lúdica e divertida e com auxílio de vídeos e jogos, os agentes de trânsito explicam a importância de usar equipamentos de segurança para dirigir carros e motos, o papel dos agentes de trânsito, primeiros socorros em casos de acidentes e valorização de conceitos de ética, moral e cidadania para maior respeito à vida, à saúde, à educação e ao meio ambiente.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Segunda audiência pública sobre criação da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos será na segunda-feira

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou na última quinta-feira (25/09), a primeira audiência pública para…

11 horas ago

Criminosos são presos após cometer vários assaltos em Caraguatatuba

Segundo a polícia, um adolescente de 15 anos, era olheiro do crime enquanto isso outros…

11 horas ago

GCM apreende 1,5 kg de drogas e prende suspeito por tráfico em Caraguatatuba

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite deste sábado (27), por uma…

13 horas ago

Dupla é presa por tráfico de drogas em adega de Ilhabela

A Polícia Militar deteve dois homens de 22 e 27 anos, na noite deste sábado…

14 horas ago

Jovem morre após colidir motocicleta contra poste em Ilhabela

Na madrugada deste domingo (28), um grave acidente resultou na morte de um motociclista de…

14 horas ago

Idoso é resgatado pelo Águia da PM após queda na praia da Fortaleza em Ubatuba

Um idoso de 71 anos foi socorrido na tarde deste sábado (27) após sofrer uma…

1 dia ago