Categories: CidadesGeralUbatuba

Projeto “Mar sem Lixo” define forma de pagamento aos pescadores

O projeto piloto que será implantado em Ubatuba, “Mar sem Lixo” – que incentivará o recolhimento de resíduos sólidos do mar – finalizou o processo de licitação para contratação de serviços visando a instalação de pontos de recebimento do lixo em Ubatuba e o pagamento aos pescadores pelos materiais recolhidos.

Coordenado pela Fundação Florestal (FF), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, o projeto além da cidade de Ubatuba também será realizado nos municípios de Itanhaém e Cananeia, com a possibilidade de expansão para outras regiões.

O secretário Municipal de Meio Ambiente, Sylvio Bohn, que articula a instalação do projeto na cidade, explicou como funcionará o pagamento aos pescadores. “O valor a ser pago pelos serviços ambientais aos pescadores cadastrados e que atuam nas áreas de proteção ambiental e na remoção do lixo capturado durante a atividade de pesca artesanal, se dará por crédito mensal em cartão alimentação, com valor que pode variar entre R$ 200,00 e R$ 600,00 conforme o volume de material entregue”, explicou Bohn.

Ainda de acordo com o secretário, o local para implantação do projeto já foi escolhido e liberado pela prefeitura. “Será uma área localizada na Ilha dos Pescadores onde hoje já possui um ponto voluntário de despejo. No espaço serão instalados equipamentos como balança, containers e estrutura de apoio aos agentes ambientais. A expectativa é que o projeto esteja em funcionamento no mês de maio”, destacou.

Entenda mais sobre o projeto

O projeto visa incentivar o recolhimento de resíduos sólidos no ambiente marinho inserido no território das Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs Marinhas) do Estado de São Paulo, ao mesmo tempo em que reconhece o serviço prestado pelos pescadores por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), contribuindo para a recuperação da qualidade ambiental, a melhoria dos serviços ecossistêmicos prestados pelo oceano e um maior engajamento nesse desafio.

Além da questão operacional, que envolve a logística da retirada de lixo do mar, o projeto propiciará a geração de dados sobre os resíduos sólidos encontrados, ainda primários no Brasil, questão indispensável para subsidiar a segunda fase do projeto e para a integração com outras políticas públicas relativas à poluição marinha.

O projeto será realizado em fases: nesta primeira fase, abrange apenas os três municípios costeiros, ao fim do qual se pretende avaliar impactos e dados levantados; já na segunda fase, a intenção é a replicação para outros municípios do litoral do estado, com os ajustes necessários e busca de parceiros e patrocinadores.

Projeto em Ubatuba

Os pescadores serão cadastrados e remunerados pelo trabalho que muitos já fazem, que é a retirada de resíduos do mar. Principalmente, o pessoal que trabalha com arrasto de camarão, quando passam a rede, recolhem muitos resíduos, e agora esse material será levado para os Pontos de Recebimento. Após pesados, os resíduos terão a destinação correta em parceria com as Cooperativas de Reciclagem. A iniciativa pretende ampliar a retirada de materiais dos oceanos e a adesão de toda frota pesqueira às boas práticas já executadas por muitos.

Dinâmica da ação

*Pescadores – responsáveis em trazer para a terra os resíduos capturados acidentalmente durante a atividade de pesca;

*Prefeituras – responsáveis pelas etapas de coleta regular, transporte, transbordo e destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos;

*Fundação Florestal (Governo do Estado de SP) – Concepção do projeto, investimentos, instalação, manutenção e operacionalização dos Pontos de Recebimento de Resíduos Retirados do Mar (PRRMs), cadastramento e pagamento dos PSA aos pescadores;

*Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, conveniadas e/ou contratadas por esses municípios – atuarão nas etapas de coleta, triagem e encaminhamento ao retorno do ciclo produtivo dos resíduos sólidos recicláveis a elas encaminhadas por esta iniciativa. 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

7 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

8 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

8 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

11 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

13 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

17 horas ago