Promotoria instaura inquérito para apurar descumprimento de contrato no Litoral Norte

Conduta pode caracterizar ato de improbidade

Inquérito civil instaurado conjuntamente por promotores de Justiça de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba apura a inexecução de contrato firmado entre o Estado de São Paulo e a organização social (OS) Instituto Sócrates Guanaes. O ajuste tinha o objetivo de regulamentar o desenvolvimento das ações e serviços de saúde no Hospital Regional do Litoral Norte. Além da Secretaria de Estado da Saúde, é investigado o Departamento Regional de Saúde XVII – Taubaté.

Na portaria de instauração, promotores relatam que a pasta da Saúde tinha, na ocasião da assinatura do contrato, conhecimento a respeito da grande demanda reprimida de pacientes oncológicos na Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer. Assim, a implantação do Hospital Regional do Litoral Norte traria a possibilidade de inserção dos pacientes em um serviço de cuidado integral.

Contudo, em reunião entre os membros do MPSP, as equipes técnicas de saúde e a procuradora da República em Caraguatatuba, foi verificado que, na pandemia, o Hospital Regional do Litoral Norte está oferecendo apenas 20 leitos de UTI (o número inicialmente prevsto era de 40) e dez de enfermagem para pacientes com covid-19. Destacou-se ainda a ausência de informações pela Secretaria de Estado da Saúde no sentido de esclarecer a inexecução do contrato de gestão com a OS.

Ainda segundo os promotores, a situação pode configurar improbidade administrativa e ofensa a direitos fundamentais dos cidadãos, atentando contra a própria dignidade da pessoa humana, com a violação da saúde pública de todos os munícipes do Litoral Norte e agravamento do quadro com o início da alta temporada, quando a população flutuante triplica na região.

O baixo número de leitos no equipamento de saúde e o aumento no número de contaminações pelo coronavírus fizeram ainda com que os promotores Janine Baldomero, Carolina Anson, Regiane Portes, Tiago Santos e Renato Queiroz de Lima  expedissem, nesta semana, ofício ao Estado, pedindo providências para a disponibilização de mais vagas de UTI.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Após duas décadas, prefeitura inicia desassoreamento do Rio Grande

A Prefeitura de Ubatuba iniciou nesta terça, 19, a dragagem do Rio Grande, na região…

13 horas ago

Equipe de Judô de São Sebastião sobe ao pódio em quatro categorias do Paulista Inter Regional 2025

A equipe de Judô de São Sebastião brilhou mais uma vez nos tatames e conquistou…

13 horas ago

8º Festival FELINO leva peças teatrais gratuitas ao Teatro Municipal de São Sebastião

Nos dias 23 e 24 de agosto, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco…

14 horas ago

Adolescente é flagrado vendendo drogas em quadra esportiva no Travessão em Caraguatatuba

Dois adolescentes foram detidos após serem flagrados com drogas em uma quadra esportiva do bairro…

14 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

15 horas ago