Os quatro quilombos de Ubatuba estão entre as comunidades retratadas por 33 fotos que compõem a exposição RasTREando nossas origens”, inaugurada na última segunda-feira, 11, na sede do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
As imagens foram feitas em comunidades atendidas pelo Programa de Inclusão Político-Eleitoral da Justiça Eleitoral paulista, que busca facilitar o acesso ao voto de pessoas que vivem em regiões remotas.
A mostra fotográfica foi aberta ao público neste mês da Consciência Negra. Painéis com depoimentos e fotos de servidores que têm ancestrais quilombolas, em que contam as histórias de suas famílias, também podem ser apreciados na exposição.
A presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, Thaila Brito, ficou lisonjeada pelo reconhecimento e sensibilidade do TER-SP, com a inserção e representatividade dos quilombos da cidade no projeto. “A cultura dos quilombos em Ubatuba é uma herança essencial para a identidade da cidade. Os quilombos preservam saberes, tradições, danças e práticas de subsistência que destacam a influência africana na história local e nacional, valorizando a relação com a terra e o meio ambiente”, afirmou. Ela ainda completou, reconhecendo a “importância do olhar inclusivo e que conscientiza a comunidade quilombola a exercer sua cidadania. De certa forma, esperamos que a política pública continue buscando meios de cada vez mais consolidar essa participação”.
O acervo pode ser visitado pelo público das 12h às 18h, até 31 de janeiro. A sede do TRE-SP fica na rua Francisca Miquelina, 123, térreo.
Dados das Eleições
Nas eleições municipais de 2024, pela primeira vez os candidatos e candidatas puderam se identificar como quilombolas. De acordo com o TER, no estado de São Paulo, foram 299 candidatos, com um deles, inclusive, eleito como vereador em Ubatuba: Pastor Sérgio Alves (autodeclarado quilombola: https://www1.folha.uol.com.br/poder/eleicoes/candidatos/2024/sp/vereador/pastor-sergio-alves-250001928357.shtml )
Desde o início do Programa de Inclusão Político-Eleitoral do TRE-SP, em 2022, já foram atendidas 132 comunidades em todo o estado, sendo 15 quilombos, 72 aldeias indígenas, 43 assentamentos rurais e 2 comunidades caiçaras. O projeto, coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e de Eleições (Seplan) do TRE-SP, permitiu que moradores dessas comunidades pudessem tirar o título pela primeira vez ou regularizar a situação eleitoral.
As equipes envolvidas no projeto também fazem o mapeamento dessas comunidades e a identificação da necessidade de ações de educação eleitoral, instalação de seções eleitorais nos locais com acesso mais difícil ou providências para fornecimento de transporte no dia da eleição.
Uma ação deflagrada pela Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (19), deteve quatro pessoas por…
A vereadora Cássia, do Partido dos Trabalhadores (PT), destacou em entrevista ao Jornal Repórter Online…
O Serramar Shopping deu início à programação especial de fim de ano com a chegada…
Um acidente envolvendo três veículos foi registrado na manhã desta quarta-feira (19) no trecho urbano…
O Grupamento Bombeiros Marítimo (GBMar) de Caraguatatuba e o Comando de Aviação da Polícia Militar…
A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou, na noite desta terça-feira (18/11), durante a 37ª Sessão…