Categories: DestaquesRegião

Radar instalado em Ilhabela capta chuvas ‘ocultas’ pela Serra do Mar, mostra Defesa Civil de SP

Equipamento no Litoral Norte permite detectar chuvas que não são visualizadas por radares de longo alcance, mais indicado para áreas planas

O monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado de São Paulo mostra que o radar meteorológico instalado em Ilhabela, no Litoral Norte, capta chuvas que não são detectadas por outros equipamentos posicionados em regiões de planalto, como o radar de Salesópolis, na Grande São Paulo.

O comparativo destaca a chuva persistente registrada há mais de 72 horas no Litoral Norte, com acumulado de 151 milímetros em São Sebastião, que não foi visualizada pelo radar de banda S localizado em Salesópolis. Esse tipo de radar tem longo alcance (mais de 400 quilômetros) e é recomendado para áreas planas. Já o radar de Ilhabela opera na banda X, com alcance menor, porém mais eficaz em regiões de relevo acidentado, como o Litoral Norte, onde há influência da Serra do Mar.

Segundo o meteorologista da Defesa Civil, Willian Minhoto, as chuvas registradas nesta quinta-feira são do tipo orográficas; ou seja, provocadas pelo deslocamento de nuvens carregadas em direção a áreas montanhosas. Ao encontrar a elevação, o ar sobe, esfria e a umidade se condensa, resultando em precipitação. “É conhecida como chuva de montanha e costuma ocorrer com frequência em regiões serranas, podendo apresentar volumes expressivos”, explicou.

Minhoto afirma que esse tipo de chuva tende a não ser detectado por radares posicionados em áreas mais elevadas, como o de Salesópolis, por conta da barreira formada pela serra. “Por isso, é importante termos um radar banda X instalado na região litorânea”, afirmou a Major Michele Cesar, diretora da Divisão de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.

radar de Ilhabela foi adquirido em 2023 pelo Governo de São Paulo, com investimento de R$ 10 milhões, e integra o plano de modernização do sistema de monitoramento meteorológico do Estado. Em 2024, um novo radar foi instalado em Campinas, com aporte de R$ 4 milhões.

Além desses, o Estado de São Paulo conta com outros cinco radares meteorológicos: em Bauru, Presidente Prudente, dois na capital e um em Salesópolis. O radar da Grande São Paulo tem capacidade para monitorar toda a região metropolitana e parte do Vale do Paraíba.

O monitoramento realizado pelos sete radares é coordenado pelo Centro Paulista de Radares e Alertas Meteorológicos (CEPRAM), criado neste ano pelo Governo de São Paulo. O sistema utiliza a tecnologia Cell Broadcast para enviar alertas à população e já emitiu 149 mensagens sobre eventos severos e extremos em todo o Estado.

Desde quarta-feira (2), o CGE da Defesa Civil estadual enviou três alertas por SMS para moradores do Litoral Paulista, incluindo os municípios de São Sebastião e Ubatuba. Para receber os avisos, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da localidade de interesse para o número 40199.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Quatro projetos são aprovados na 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Caraguatatuba

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (19/08), a 24ª Sessão Ordinária de 2025,…

21 minutos ago

Programa de Recuperação do Jundu em Caraguatatuba é apresentado em Audiência Pública

O Programa de Recuperação do Jundu foi tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal…

2 horas ago

Durante Operação Direção Segura Integrada (ODSI) 42 condutores são abordados e 34 autuações são aplicadas em Ilhabela

No dia 8 de agosto, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Mobilidade…

6 horas ago

Pneu de avião estoura durante pouso no aeroporto de Ubatuba

Um avião de prefixo PP-BOK teve o pneu estourado durante o pouso no Aeroporto Gastão…

8 horas ago

Procurado pela justiça é capturado no interior de adega sem alvará na região Sul de Caraguá

Um homem de 36 anos, foi preso no interior de uma adega na madrugada de…

12 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

13 horas ago