O relatório do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba registrou 785 procedimentos formalizados dos 1.449 atendimentos realizados entre os dias 1º e 31 de março. Desse total, 664 registros foram de consumidores orientados e encaminhados para outros órgãos.
Os balanços de janeiro, fevereiro e março foram marcados por problemas com o envio de produtos sem solicitação do consumidor e cobranças indevidas (financeiros), além da má prestação de serviços de operadoras de internet fixa (serviços).
Em março, o Procon formalizou 228 consultas simples; oito atendimentos preliminares; 208 cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas e desse volume, 43 finalizadas com acordos e 141 encerradas, canceladas ou tiveram consultas concluídas; 69 reclamações foram abertas com o retorno da CIP e uma aberta sem o retorno da CIP; uma finalizada como atendida, 69 reclamações tiveram consulta fornecida ou foram encerradas; 17 atendimentos extra Procon (enviados para outros órgãos competentes); e 13 cadastros de Nota Fiscal Paulista. O fornecedor deixou de comparecer em duas audiências conciliatórias das 78 agendadas pelo Procon em março.
Para o registro da reclamação, o consumidor deve comparecer ao órgão pessoalmente ou por meio de terceiros, com uma procuração. É preciso apresentar RG, CPF e toda documentação pertinente à reclamação, como nota fiscal, ordem de serviço, comprovante de pagamento e outros. A queixa também pode ser feita via online pelo aplicativo Caraguatatuba 156 na ‘Play Store’ do celular (Android ou IOS) ou no site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/. Atualmente, o Procon conta com 12 funcionários.
O atendimento ao público do Procon da Prefeitura de Caraguatatuba é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. O prédio fica na Avenida Frei Pacífico Wagner, 908, no Centro. Mais informações pelo telefone (12) 3885-2350, e-mail procon@caraguatatuba.sp.gov.br, aplicativo Caraguatatuba 156 ou site http://156.caraguatatuba.sp.gov.br/.
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