Categories: Caraguatatuba

Sabesp encontra entulho de obra, panos e plástico em limpeza na rede de esgoto em Caraguatatuba

Materiais jogados indevidamente na tubulação provocam entupimentos e podem fazer o esgoto voltar dentro dos imóveis

A Sabesp realizou, entre fevereiro a maio, a limpeza preventiva da rede coletora de esgoto em 33,6 quilômetros de tubulações em Caraguatatuba. A ação abrangeu os bairros de Massaguaçu, Sumaré, Pegorelli, Centro, Tinga e Rio do Ouro. Foram retirados cerca de 264 mil litros de resíduos. 

Durante os trabalhos, foram encontrados diversos descartes inadequados, como sobras de construção civil (pedras, cimento, madeira), plásticos, papelão e itens de higiene pessoal (papel higiênico, absorventes, cabelos, cotonetes, tecidos). Esses resíduos lançados indevidamente nas tubulações causam entupimentos, que não só provocam transbordamentos e danos ambientais, mas também podem favorecer a disseminação de doenças. A colaboração da população é fundamental para evitar esses problemas.

O sistema de esgoto não deve receber lixo ou outros resíduos. O óleo de cozinha é outro material crítico que nunca deve ser lançado na pia, pois ele endurece dentro das tubulações e provoca entupimentos.

A limpeza foi efetuada fora do horário de pico, minimizando o impacto na vida dos moradores, reforçando o compromisso da Sabesp com a continuidade dos serviços essenciais. Realizada com caminhões hidrojato, a ação removeu detritos como areia e pedras, ao mesmo tempo em que lavavam as tubulações, garantindo a fluidez e integridade do sistema e prevenindo futuros extravasamentos.

Monica Riccitelli, gerente regional da Sabesp no Litoral Norte, ressalta que a importância da manutenção preventiva vai além da limpeza. “Ela contribui para preservar a integridade da infraestrutura urbana e evitar reparos emergenciais mais complexos”, demonstrando o empenho da empresa na qualidade dos serviços”.

O trabalho de limpeza preventiva é realizado em todo o litoral norte de São Paulo pelas equipes da Sabesp. “A manutenção preventiva é uma das práticas mais eficazes para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços de esgotamento sanitário, impedindo que esses materiais comprometam o fluxo do esgoto”, explica Ronam Togushi, gerente de manutenção da Sabesp em Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Atletas de Ilhabela conquistam cinco medalhas no Campeonato Mundial de Va’a 2025, em Niterói

Atletas de Ilhabela representaram o Brasil e trouxeram para casa cinco medalhas no Campeonato Mundial…

16 horas ago

Prefeitura reforça importância das orientações dos guarda-vidas nas praias

Ubatuba tem registrado um aumento no fluxo de turistas, independente da estação – embora seja…

16 horas ago

Polícia Ambiental realiza soltura de gato-do-mato reabilitado depois ser atropelado em julho na SP-55 em São Sebastião

Na terça-feira (02/09), a Polícia Militar Ambiental, por meio da equipe composta pelo Subtenente PM…

16 horas ago

Polícia Ambiental resgata bicho-preguiça na Martim de Sá em Caraguatatuba

Na tarde de quarta-feira (03/09), uma equipe do Grupo Especial de Policiamento Ambiental em Áreas…

17 horas ago

São Paulo vai emitir 700 alertas para celulares com queixa de roubo em todo o estado

Nova fase do programa SP Mobile começa nesta terça-feira (2); agentes também farão diligências A…

2 dias ago

Adolescente é apreendido com drogas pela Guarda Civil no bairro Nova Caraguá

Um adolescente foi apreendido por tráfico de drogas próximo a um campo de futebol no…

2 dias ago