Sabesp executa manutenções preventivas em redes de esgotos em Caraguatatuba

Serviços de lavagem de 3km redes coletoras estão em execução no bairro Martim de Sá. Após o término dos trabalhos, o próximo bairro contemplado será o Olaria, na região norte
Às vésperas da alta temporada, quando a população de Caraguatatuba aumenta significativamente, a Sabesp está com suas equipes nas ruas executando manutenções preventivas no sistema de esgoto em diversos bairros do município; atualmente, a intervenção está em andamento no bairro Martim de Sá, na região central.

O trabalho consiste na lavagem das tubulações com o objetivo de preservar o meio ambiente, reduzindo a quantidade de manutenções emergenciais. A estimativa é executar o serviço em 3 km de tubulações em várias ruas do bairro, avançando 600 metros/dia.

Conforme explica o encarregado de operação da Companhia, Ronaldo Serra Fernandes, as equipes estão bastante adiantadas e a previsão de conclusão dos serviços é ainda para esta semana, pois já foram lavados mais de 2 km de tubulações.

Para a operação, a Sabesp utiliza equipamentos de hidrojateamento que lançam jatos de água nas tubulações e empurram os resíduos sólidos descartados pelos imóveis até os poços de visita. De lá, esse lixo é sugado e destinado à estação de tratamento de esgoto.

A operação é de extrema importância para a eficiência do sistema de esgoto, pois muitas vezes são lançados em vasos sanitários, ralos e pias itens que deveriam ser descartados nas lixeiras. A quantidade de lixo que chega às tubulações e a contribuição de água de chuva na rede de esgoto causam grandes danos às tubulações. Por isso, a manutenção preventiva se faz tão necessária.

Fernandes explica que, diariamente, a equipe tem retirado 1 tonelada de lixo das redes. “Encontramos todo tipo de resíduos, de gordura despejada na pia da cozinha a cotonetes, sacos plásticos, roupas íntimas, entulhos e até bolinhas de desodorante roll on. Precisamos manter o bom funcionamento das redes coletoras de esgotos, e isso significa fazer tudo o que for preciso para assegurar que os sistemas de esgotamento sanitário continuem a desempenhar as funções com a qualidade necessária sempre com foco na preservação do meio ambiente”, concluiu o funcionário.

Após o término dos trabalhos na Martim de Sá, o próximo bairro a receber a manutenção preventiva nas redes é o Olaria, na região norte de Caraguatatuba.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

IETEC abre pré-inscrições para cursos de “Massas Folhadas e Semi Folhadas” e “Fabricação de Macarrons” em parceria com SENAI

A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…

4 horas ago

HRLN adota veículos elétricos infantis para levar crianças ao centro cirúrgico e reforça ações de humanização

Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…

6 horas ago

Estreia do Jornal Repórter Online Litoral agrada telespectadores nas redes sociais

A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…

6 horas ago

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

10 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

1 dia ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

1 dia ago