A Sabesp está iniciando em Ubatuba as obras do Programa Corporativo de Redução de Perdas, que visa executar melhorias nos setores de abastecimento de água. O empreendimento com financiamento da JICA (Agência Japonesa de Cooperação Internacional), já iniciado também nos municípios de São Sebastião e Caraguatatuba, chega agora a Ubatuba com investimento na ordem de R$ 9,1 milhões.
As obras beneficiarão 118 mil habitantes, incluindo a população flutuante da alta temporada, gerarão até 35 oportunidades de emprego direto e compreenderão melhorias visando a durabilidade e, consequentemente, a redução da necessidade de manutenções.
As obras incluem a implantação de 28 áreas para controle de abastecimento, além de 9 km de redes de distribuição de água, equipamentos de medição, de bombeamento de água, válvulas de pressão, entre outros, com foco no Sistema Carolina.
Conforme explica o responsável pelas obras da Superintendência de Gestão do Programa de Recuperação Ambiental da Baixada Santista e Litoral Norte, engenheiro Leandro Santos de Araujo, o Sistema Carolina é responsável por grande parte do abastecimento de Ubatuba. “São 363 km de redes de distribuição de água e reservação total de 11,5 milhões de litros. A adequação dos setores de abastecimento permitirá uma gestão mais adequada no que se refere a perdas de água”, explicou.
Os bairros beneficiados são Parque dos Ministérios, Taquaral, Usina Velha, Morro da Pedreira, Barra Seca, Perequê-Açu, Iperoig, Itaguá, Ponta Grossa, Tenório, Praia Grande, Toninhas, Ponta das Toninhas, Enseada, Santa Rita, Perequê-Mirim, Saco da Ribeira, Praia da Ribeira, Praia da Sununga, Lázaro e Domingas Dias.
Para o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, Rui César Rodrigues Bueno, a setorização do abastecimento é de suma importância. “Não devemos esquecer que a água é um bem finito e devemos usá-la com responsabilidade. A Sabesp não mede esforços para garantir maior confiabilidade dos sistemas de abastecimento e, consequentemente, segurança hídrica para nossa região. É importante destacar que o benefício será a longo prazo, com foco na missão da Companhia de prestar serviços de saneamento, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente”, concluiu o superintendente.
Redução de Perdas
Criado em 2009, o Programa Corporativo de Redução de Perdas da Sabesp tem como objetivo reduzir as perdas de forma consistente e a longo prazo. Para isso, são feitas diversas ações de melhoria operacional e de manutenção, além de importantes ações de renovação e melhoria da infraestrutura, como a troca de tubulações, ramais domiciliares e hidrômetros, além da identificação de vazamentos e fraudes, proporcionando a redução das pressões de operação e evitando a fadiga dos materiais e tubulações usadas.
A Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura de Ubatuba publicou as primeiras convocações de candidatos…
Um incêndio registrado em vegetação no bairro Morro do Algodão no final da tarde desta…
Com os 48 estabelecimentos já definidos, a 20ª edição do Caraguá a Gosto começa a…
Nesta quarta-feira (30/7), a Polícia Militar Ambiental realizou uma nova operação de demolição no bairro…
Procedimento de alta complexidade foi realizado com sucesso em paciente da região e durou cerca…
Vítima era moradora em situação de rua e seu corpo foi encontrado em um matagal…