Categories: DestaquesSaúde

Saiba diferenciar os sintomas da dengue e da gripe

O país tem registrado aumento nos casos de dengue e em Caraguatatuba não é diferente. Porém, a dengue apresenta sintomas parecidos com outras doenças e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, faz um alerta para que a população saiba diferenciar esses sintomas.

Febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza. Esses são alguns sintomas comuns de várias doenças, como por exemplo, a dengue e a gripe. Então, como diferenciar as duas enfermidades? Embora sejam igualmente causadas por vírus, essas doenças são transmitidas de maneiras diferentes.

A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. É um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo.

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza, sendo mais comum a transmissão durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Confira abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas doenças:

Dengue: febre alta, dor no corpo e nas articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos, sangramento de mucosa e irritabilidade.

Gripe: febre, coriza, dor de garganta, tosse, dor no corpo, dor de cabeça, dores articulares, diarreia, vômito, fadiga, prostração, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

Evite a automedicação

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Além disso, é possível realizar testes para identificar a exata enfermidade e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico. Busque assistência na unidade de saúde mais próxima.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Prefeitura de São Sebastião inicia programação cultural de verão com artistas locais nesta sexta-feira

A programação especial para o verão em São Sebastião segue repleta de novidades. A partir…

8 horas ago

Caraguatatuba terá Réveillon com grandes shows, fogos sem estampido e esquema especial de segurança

Caraguatatuba preparou uma programação especial para a virada do ano, com shows nacionais, valorização de…

9 horas ago

Jovem de 17 anos é baleado na mão após se envolver em briga em Ubatuba

Adolescente foi socorrido pelo SAMU e caso foi registrado como tentativa de homicídio Um jovem…

15 horas ago

Bombeiros previnem possível afogamento na Praia Martim de Sá na noite de Natal

Na noite de 25 de dezembro de 2025, por volta das 22h46, o Corpo de…

18 horas ago

Corpo de Bombeiros introduz pulseiras de identificação para crianças na temporada de verão

Com o aumento do movimento nas praias durante o verão, uma iniciativa simples promete trazer…

18 horas ago

Fim de ano sem barulho: Caraguatatuba proíbe fogos com estampido e reforça fiscalização

A virada do ano em Caraguatatuba tem regra clara: fogos de artifício com barulho são…

19 horas ago