SAMU de Caraguatatuba já atendeu mais de 5 mil chamados em 2020

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caraguatatuba fechou o primeiro semestre de 2020 com 5.638 atendimentos. No mesmo período de 2019, o SAMU atendeu 7.369 ocorrências. Essa diferença entre os números representa uma queda de 23%.

O levantamento do Setor de Estáticas do SAMU apontou que cerca de 40% das ocorrências estão relacionadas à mal súbito, que é um sintoma de diversos problemas de saúde. Esse percentual equivale a 2.160 atendimentos.

O dado ainda mostra que a soma do número de atropelamentos, acidentes de trânsito com vítimas e acidentes com motocicletas atendidos pelo SAMU chegam a 259. Esse número representa, aproximadamente, 5% do total de atendimentos do semestre. Somente em acidentes envolvendo motos, o SAMU atendeu 129 chamados.

O mesmo levantamento indicou que, além desses atendimentos, a equipe deu suporte a 234 gestantes, pessoas vítimas de infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e parada cardiorrespiratória. Outros tipos de ocorrências, como queimaduras, situações consideradas de urgência ou emergência, crises convulsivas, somam 2.718.

Com pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o SAMU passou atender, com segurança e a implantação de um novo procedimento operacional padrão (POP), casos suspeitos da doença. No mês de março, foram registrados 19 chamados para atender esse tipo de situação. Mas, até o final de junho, esse número saltou para 160, um aumento de 742%.

Quando acionar o SAMU?

O SAMU deve ser acionado pelo 192 em casos de queimaduras graves; afogamentos; Choque elétrico, crises convulsivas, suspeito de infarto ou acidente vascular cerebral, crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito e outras situações consideradas de urgência e emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

É importante que a pessoa siga todas as orientações da equipe para que não haja complicações.

SAMU Caraguatatuba – O serviço no município conta com quatro ambulâncias Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) com bases descentralizadas na Região Sul (Perequê-Mirim) e Norte (Massaguaçu) e uma base central.

O SAMU de Caraguatatuba é formado por 65 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Ex-prefeito de Caraguatatuba comenta rejeição de contas de 2023 pelo Tribunal de Contas de São Paulo

O ex-prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior (PL), se pronunciou na manhã desta segunda-feira (15), na…

8 horas ago

Contorno Sul terá desvio no tráfego para travessia de vigas na obra de acesso ao Porto de São Sebastião

Em virtude da obra do novo acesso ao Porto de São Sebastião, haverá desvio de…

8 horas ago

Pacientes do HRLN transformam vivências em arte na exposição do Projeto “Cores da Vida”

Mostra celebra os 25 anos do ISG e inaugura série anual de ações em unidades…

8 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de temporais no Litoral Norte entre terça (16) e quarta-feira (17)

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informa que todo o estado segue sob…

18 horas ago

Ações integradas resultam em prisões por violência doméstica e tráfico de drogas em São Sebastião

A atuação da Polícia Municipal de São Sebastião, com o apoio do Centro de Operações…

19 horas ago

Governo de SP entrega novo Fórum e reinaugura Delegacia de Defesa da Mulher em Caraguatatuba

Entregas ampliam trabalho de proteção às mulheres e a infraestrutura de atendimento jurídico no litoral…

19 horas ago