Categories: CidadesRegião

São Paulo inicia projeto para identificar recém-nascidos na maternidade

Equipamentos de alta tecnologia permitem a coleta biométrica para emissão da Carteira de Identidade Nacional
A Polícia Civil de São Paulo iniciou um projeto piloto que permite realizar a identificação civil de recém-nascidos por meio da biometria e emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN) ainda na maternidade. A portaria da Delegacia Geral de Polícia autorizando a implantação do serviço foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
O Programa de Identificação Civil Neonatal, pioneiro no país, pretende garantir a inclusão formal da criança nos cadastros civis desde os primeiros dias de vida. Além disso, é uma ferramenta no combate ao tráfico de pessoas e ao desaparecimento de crianças.
“A ausência de tecnologia eficiente para esse serviço impedia a coleta da biômetra dos recém-nascidos. Agora, com a criação e desenvolvimento do programa, conseguimos garantir a identificação civil do bebê ainda na maternidade com a coleta de biometria por meio de escâneres de alta definição”, disse o delegado Denis Almeida Chiuratto, do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD).
Coordenada pelo IIRGD, do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), a ação está alinhada ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que determina a obrigatoriedade da identificação dos recém-nascidos por parte dos estabelecimentos de saúde, especialmente das famílias em situação de vulnerabilidade. O novo programa amplia esse direito, fazendo a integração com os sistemas civis de identificação com segurança e validade nacional.
Na capital paulista, o projeto foi implementado inicialmente no Hospital do Servidor Público Estadual. Para maior privacidade e efetividade do projeto, foi criada uma sala modelo de identificação civil estruturada e disponibilizada pelo hospital, conforme as diretrizes técnicas definidas pelo IIRGD.
O espaço conta com equipamentos de qualidade, alta tecnologia e profissionais capacitados. “As informações biométricas e biográficas do recém-nascido serão protegidas nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados”, informou o delegado.
A coleta biométrica é realizada por meio de um coletor que recolhe as papilas digitais do recém-nascido entre 12h a 24h após o parto. O processo inclui a captação da imagem da criança para a emissão da CIN.
Segundo a portaria que regulamenta o programa, ele funcionará em caráter experimental por 180 dias, período em que será avaliada a viabilidade técnica e institucional. Assim, atuará como referência para, futuramente, ser expandido para outras maternidades do estado.
“Com a integração dos dados biográficos do recém-nascido junto à base de dados da Secretaria Especial da Receita Federal e dos dados biométricos junto ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (gov.br), conseguimos garantir ao bebê o pleno exercício da cidadania digital”, explicou o delegado do IIRGD.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Corpo de Bombeiros atende principio de incêndio no Teatro Mário Covas em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionado na noite desta terça-feira (02), para atender uma ocorrência…

2 horas ago

Vereadores se reúnem com EDP para esclarecer investimentos no município

Nesta terça-feira (02/09), 10 vereadores da Câmara Municipal de Caraguatatuba participaram de uma reunião com…

4 horas ago

Forças de segurança recuperam bicicletas furtadas e prende dois suspeitos em Caraguatatuba

Um homem foi preso em flagrante após furtar uma bicicleta na região central de Caraguatatuba…

6 horas ago

Maior encontro de turismo de aventura e ecoturismo do Brasil começa nesta quarta-feira em Caraguatatuba

A partir desta quarta-feira (3) Caraguatatuba recebe o ABETA Summit 2025, maior encontro de turismo…

7 horas ago

Atletas da Escola de Vela de Ilhabela se destacam na Semana Internacional de Vela do Rio de Janeiro

Os jovens velejadores da Escola de Vela de Ilhabela (EVI) representaram o município na 38ª Semana…

7 horas ago

Ilhabela Jazz 2025 traz grandes nomes da música para a 11ª edição do festival

De 4 a 7 de setembro, Ilhabela recebe a 11ª edição do Ilhabela Jazz, evento…

16 horas ago