Categories: DestaquesPolícia

São Paulo vai emitir 700 alertas para celulares com queixa de roubo em todo o estado

Nova fase do programa SP Mobile começa nesta terça-feira (2); agentes também farão diligências

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo começa a notificar nesta terça-feira (2) cerca de 700 pessoas que estão em posse de um celular com restrição criminal. Essa é uma nova fase do Programa SP Mobile, que também prevê a realização de diligências em diversos endereços do estado.
Conforme o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do Sistema SP Mobile, o objetivo é recuperar os aparelhos que foram roubados ou furtados, mas que voltaram a ser ativados por terceiros — a maioria sem saber da procedência ilícita.
“Após o sucesso dos projetos-piloto realizados em junho e julho, que comprovaram a eficácia do sistema, esta nova fase levará a operação a todas as regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo, o interior e a capital, intensificando o combate à receptação de aparelhos roubados e furtados”, explicou o coordenador do SP Mobile, delegado Rodolfo Latif Sebba.
Desde o início do projeto, em junho deste ano, cerca de 3,5 mil celulares foram recuperados pelas forças de segurança do estado. Pouco mais da metade dos aparelhos (52%) foi devolvida às vítimas no período.
Como funciona?
O SP Mobile usa o cruzamento de dados de boletins de ocorrência com apoio das operadoras de telefonia para identificar receptadores, cumprir mandados e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.
São duas etapas na fase iniciada hoje. A primeira consiste no encaminhamento de 700 intimações para os celulares com queixa criminal que foram reativados. Esses aparelhos foram identificados após o cruzamento de dados. Os cidadãos notificados terão três dias úteis para comparecer ao endereço indicado na intimação para fazer a devolução voluntariamente.
No entanto, a pessoa que não atender à intimação no prazo se tornará alvo da segunda fase da operação. Os dados serão enviados às equipes da Polícia Civil, que realizarão diligências para a busca e apreensão do aparelho. A pessoa em posse do celular será conduzida à delegacia e poderá responder criminalmente por receptação, de acordo com as circunstâncias apuradas em cada caso.
Conforme o coordenador do SP Mobile, desta vez, a ação ocorre em maior escala. “Pela primeira vez, a ação de notificação e recuperação de aparelhos deixa de ser pontual e passa a abranger todo o território paulista de forma simultânea”, disse o delegado. “Além disso, o aprimoramento contínuo do sistema SP Mobile permite uma identificação em massa e muito mais precisa dos atuais possuidores, tornando a operação mais eficiente e assertiva”, explicou.
O programa SP Mobile é o primeiro sistema do Estado a integrar de forma organizada todas as ações de prevenção e repressão ao furto e roubo de celulares, garantindo mais segurança à população e fortalecendo o enfrentamento ao crime organizado.
“Reforçamos a importância de sempre registrar o boletim de ocorrência em caso de furto ou roubo, incluindo o número do IMEI do celular. É esse registro que alimenta nosso sistema e possibilita que o aparelho seja encontrado e devolvido ao seu legítimo dono”, concluiu Rodolfo.
Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

SABESP garante abastecimento de água no Litoral Norte durante o verão

A Sabesp anunciou que está preparada para garantir o abastecimento de água durante toda a…

36 minutos ago

Projeto Guardião da Costeira de Caraguatatuba vence no 2º Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025

O projeto Guardião da Costeira de Caraguatatuba foi o vencedor da categoria Especial – Terceiro…

2 horas ago

Médico recebe salário por sete anos sem comparecer ao local de trabalho em Caraguatatuba

Um médico de 54 anos, estava há sete anos recebendo salário sem comparecer ao local…

7 horas ago

SAMU salva vida em afogamento com parada cardiorrespiratória na praia de Barra do Una

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Serviço…

1 dia ago

Equipe de Ilhabela conquista título por equipes na 3ª Etapa do Brasileiro de Canoagem Oceânica em Paranaguá

A Equipe Proa Ilhabela garantiu o título brasileiro por equipes na 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de…

1 dia ago