São Sebastião está em estado de alerta para a dengue

O Índice de Infestação Predial (I. I. P.) de São Sebastião no mês de abril foi de 3,6%, o que deixa o município em estado de alerta para a dengue. O índice foi apontado pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL), procedimento que avalia a infestação do mosquito Aedes aegypti no município.

O resultado está abaixo do registrado no mesmo período de 2022, quando São Sebastião apresentou I.I.P. de 4,3%, considerado estado de risco entomológico e indicando elevada infestação no município.

As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Combate a Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU).

A aferição do I.I.P. foi feita pelos agentes de Combate a Endemias, que vistoriam 3.287 imóveis em todo o município durante o mês de abril. Como resultado, foram encontrados 2.072 recipientes com água, sendo 87 com larvas de Aedes aegypti e 36 recipientes com larvas de aedes albopictus. Segundo o Combate a Endemias, por se tratar de amostragem estatística, a quantidade real é muito maior.

A maioria das áreas onde foi encontrada grande quantidade de larvas nas casas, apresentando risco elevado de infestação, estão localizadas entre a costa norte e o bairro Pontal da Cruz, e do Guaecá até Maresias. As demais regiões do município estão em estado de alerta.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta para o fato de que os principais criadouros encontrados com água e larvas foram utensílios ou recipientes esquecidos ou pouco cuidados pelos moradores, como vasos de plantas, pneus, materiais de construção, lonas, baldes, ralos externos, bebedouros de animais, frascos e bromélias.

Portanto, cabe aos munícipes se conscientizarem e fazerem a sua parte, realizando vistoria semanal em seus quintais; guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente após as chuvas; cobrindo as caixas d’água ou piscinas e mantendo as calhas de água limpas; colocando terra ou areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras medidas.

É importante ressaltar que o uso contínuo de repelentes também é uma das principais armas individuais de combate à doença.

Este ano, o município registrou 531 casos positivos de dengue, dos quais 504 já se recuperaram.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Centro Universitário Módulo oferece experiências práticas e orientação profissional a estudantes durante o Mochilão

Evento gratuito ocorre no dia 06 de outubro; inscrições já estão abertas O Centro Universitário…

4 horas ago

Espetáculo ‘Nunca Desista de Seus Sonhos’, inspirado em obra de Augusto Cury, chega a Caraguatatuba

O espetáculo teatral “Nunca Desista de Seus Sonhos”, inspirado na obra do escritor e psicólogo Augusto…

4 horas ago

Ilhabela aprova retomada da cobrança da TPA com previsão de arrecadação de R$ 45 milhões anuais

A Câmara Municipal de Ilhabela aprovou por unanimidade na noite da última terça-feira (16), o…

4 horas ago

Motociclista fica ferido após queda com moto na SP-55 no trecho de Caraguatatuba

Um motociclista de 19 anos, fico ferido na manhã desta quinta-feira (18), após queda de…

5 horas ago

Veículo fica destruído após incêndio no bairro Travessão em Caraguatatuba

O Corpo de Bombeiros atendeu na madrugada desta quinta-feira (18), uma ocorrência de incêndio em…

6 horas ago

Caraguatatuba oferece curso Gratuito de Reciclagem da NR-35

Profissionais que realizam atividades a partir de dois metros de altura com risco de queda,…

21 horas ago