São Sebastião está em estado de alerta para a dengue

O Índice de Infestação Predial (I. I. P.) de São Sebastião no mês de abril foi de 3,6%, o que deixa o município em estado de alerta para a dengue. O índice foi apontado pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL), procedimento que avalia a infestação do mosquito Aedes aegypti no município.

O resultado está abaixo do registrado no mesmo período de 2022, quando São Sebastião apresentou I.I.P. de 4,3%, considerado estado de risco entomológico e indicando elevada infestação no município.

As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Combate a Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU).

A aferição do I.I.P. foi feita pelos agentes de Combate a Endemias, que vistoriam 3.287 imóveis em todo o município durante o mês de abril. Como resultado, foram encontrados 2.072 recipientes com água, sendo 87 com larvas de Aedes aegypti e 36 recipientes com larvas de aedes albopictus. Segundo o Combate a Endemias, por se tratar de amostragem estatística, a quantidade real é muito maior.

A maioria das áreas onde foi encontrada grande quantidade de larvas nas casas, apresentando risco elevado de infestação, estão localizadas entre a costa norte e o bairro Pontal da Cruz, e do Guaecá até Maresias. As demais regiões do município estão em estado de alerta.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta para o fato de que os principais criadouros encontrados com água e larvas foram utensílios ou recipientes esquecidos ou pouco cuidados pelos moradores, como vasos de plantas, pneus, materiais de construção, lonas, baldes, ralos externos, bebedouros de animais, frascos e bromélias.

Portanto, cabe aos munícipes se conscientizarem e fazerem a sua parte, realizando vistoria semanal em seus quintais; guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente após as chuvas; cobrindo as caixas d’água ou piscinas e mantendo as calhas de água limpas; colocando terra ou areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras medidas.

É importante ressaltar que o uso contínuo de repelentes também é uma das principais armas individuais de combate à doença.

Este ano, o município registrou 531 casos positivos de dengue, dos quais 504 já se recuperaram.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

13 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

15 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

15 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

17 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

19 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

24 horas ago