São Sebastião está em estado de alerta para a dengue

O Índice de Infestação Predial (I. I. P.) de São Sebastião no mês de abril foi de 3,6%, o que deixa o município em estado de alerta para a dengue. O índice foi apontado pela Avaliação de Densidade Larvária (ADL), procedimento que avalia a infestação do mosquito Aedes aegypti no município.

O resultado está abaixo do registrado no mesmo período de 2022, quando São Sebastião apresentou I.I.P. de 4,3%, considerado estado de risco entomológico e indicando elevada infestação no município.

As informações são da Prefeitura de São Sebastião, por meio do Combate a Endemias, vinculado ao Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde (SESAU).

A aferição do I.I.P. foi feita pelos agentes de Combate a Endemias, que vistoriam 3.287 imóveis em todo o município durante o mês de abril. Como resultado, foram encontrados 2.072 recipientes com água, sendo 87 com larvas de Aedes aegypti e 36 recipientes com larvas de aedes albopictus. Segundo o Combate a Endemias, por se tratar de amostragem estatística, a quantidade real é muito maior.

A maioria das áreas onde foi encontrada grande quantidade de larvas nas casas, apresentando risco elevado de infestação, estão localizadas entre a costa norte e o bairro Pontal da Cruz, e do Guaecá até Maresias. As demais regiões do município estão em estado de alerta.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta para o fato de que os principais criadouros encontrados com água e larvas foram utensílios ou recipientes esquecidos ou pouco cuidados pelos moradores, como vasos de plantas, pneus, materiais de construção, lonas, baldes, ralos externos, bebedouros de animais, frascos e bromélias.

Portanto, cabe aos munícipes se conscientizarem e fazerem a sua parte, realizando vistoria semanal em seus quintais; guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente após as chuvas; cobrindo as caixas d’água ou piscinas e mantendo as calhas de água limpas; colocando terra ou areia nos pratos dos vasos de planta, entre outras medidas.

É importante ressaltar que o uso contínuo de repelentes também é uma das principais armas individuais de combate à doença.

Este ano, o município registrou 531 casos positivos de dengue, dos quais 504 já se recuperaram.

 

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fundart abre inscrições para barracas da Festa de São Pedro

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) publicou o edital para concessão onerosa…

8 horas ago

Procurado por homicídio é preso em Ubatuba

Um homem de 59 anos, foi preso nesta segunda-feira (13/5), por ser Procurado pela Justiça…

8 horas ago

Teatro Municipal de São Sebastião recebe espetáculo circense ‘El Grand Clownbaret – 15 anos de trajetória’

Neste sábado (18), às 16h, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco do espetáculo…

8 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba alerta sobre tentativa de golpe envolvendo regularização fundiária de interesse específico

A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Caraguatatuba informa que pessoas procuraram o setor de…

8 horas ago

Caraguatatuba envia toneladas de doações para vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul

Mais uma vez, a solidariedade da população de Caraguatatuba superou as expectativas. Diversos itens foram…

8 horas ago

Músico gaúcho realiza ‘Showlidário’ pelo Rio Grande do Sul no dia 17 de maio

Durante as apresentações musicais a população poderá doar água, gêneros alimentícios não perecíveis, leite, ração…

8 horas ago