São Sebastião garante continuidade da Educação Inclusiva durante ensino remoto

Comprometidos a garantir a aprendizagem dos alunos com deficiência durante o período de aulas remotas, professores da Secretaria da Educação (SEDUC) da Prefeitura de São Sebastião se adaptaram às novas dinâmicas de ensino, com uso de tecnologias, para assegurar a continuidade e qualidade da educação inclusiva no contexto da pandemia.

Os trabalhos desenvolvidos pelo Espaço de Apoio Pedagógico Especializado (EAPE), que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade para a plena participação e formação dos alunos da rede municipal, não pararam. Os educadores e equipes gestoras desenvolveram estratégias e materiais para seguir atendendo as necessidades educacionais dos 600 estudantes do programa.

A partir disso, a professora Emiliana Sanches, da EM Prof.ª Cynthia Cliquet Luciano, da Enseada, explica sobre a importância de manter o vínculo e o acolhimento ao aluno e sua família. “Além das aulas com as turmas, eu também me dedico aos atendimentos individualizados, em atenção às possibilidades de cada grupo familiar. São os pais que ajudam as crianças e adolescentes no uso das tecnologias e com as tarefas, então eu faço de tudo para incluí-los nessa nova rotina”, comentou a docente.

Para Rosi Aparecida Morais, mãe do João Vitor, 13 anos, aluno da professora Emiliana, o ensino em casa tem sido diferente, mas está contente em acompanhar o desenvolvimento do filho. “As atividades do EAPE são muito importantes para o João. É muito bom ver a atenção e o carinho que ele recebe, e eu não poderia me sentir mais acolhida pela escola”, disse Rosi.

Seguindo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, as atividades desenvolvidas no EAPE diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. O atendimento complementa e/ou suplementa a formação do ensino regular com vistas à autonomia e independência do aluno na escola e fora dela.

A professora Viviana Ribeiro, da EM Joana Alves dos Reis, do Canto do Mar, conta que teve que se reinventar. “Gosto de trabalhar com música, contação de histórias e confecção de materiais que ajudam a vivenciar os conteúdos. No começo pensei no desafio que seria continuar esse trabalho, mas com o apoio de todos da equipe descobri que mesmo pelo celular ou computador podemos continuar auxiliando nossos alunos”, ressaltou Viviana.

A equipe de Educação Especial da SEDUC é composta por professores especialistas, intérpretes de Libras e especialistas em surdez, além de uma psicóloga e coordenação própria. Os profissionais participam de formações semanais, além de reuniões periódicas e atualizações pedagógicas.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Forças de segurança realizam ação conjunta na divisa entre os estados para reforçar segurança na Rodovia Rio-Santos

Equipes da Polícia Civil de Ubatuba e da Delegacia Seccional de Polícia de São Sebastião…

7 horas ago

Corpo de homem é localizado em rio de Ubatuba

A Polícia Civil investiga o encontro de um corpo na madrugada desta sexta-feira (12), no…

7 horas ago

Verão tem visita monitorada no Parque Estadual da Serra do Mar em Caraguatatuba

O Jornal Repórter Online Litoral apresenta todas as quintas-feiras o quadro Bons Ventos e Boas Marés,…

21 horas ago

Cantor Belo abre a programação de shows de verão de São Sebastião

O prefeito de São Sebastião, Reinaldinho Moreira, divulgou, nesta quinta-feira (11/12), a programação oficial que…

1 dia ago

São Sebastião celebra Dia Nacional do Forró com programação especial em Boiçucanga

Em comemoração ao Dia Nacional do Forró, celebrado no dia 13 de dezembro (sábado), a…

1 dia ago

Preso foge durante o preparo do café no CDP de Caraguatatuba

A Polícia Penal do Estado de São Paulo instaurou procedimento para apurar as responsabilidades e…

1 dia ago