São Sebastião implanta Ambulatório Pós-Covid para pacientes que apresentam sequelas

Pesquisadores de diversos países têm estudado os mecanismos de ação do coronavírus que vão além dos impactos que uma síndrome respiratória aguda grave apresenta. Órgãos de saúde internacionais avaliam que existem sequelas físicas, cognitivas e psicológicas decorrentes da Covid-19 que podem persistir em pacientes.

Revistas científicas, como a New England Journal of Medicine e Brain, publicaram que é possível que a doença acarrete sintomas neurológicos em pacientes, que podem partir de uma simples dificuldade cognitiva à confusão mental, assim como dor de cabeça, encefalites, hemorragia, trombose, Acidente Vascular Cerebral (AVC), enfermidades nem sempre ligadas a sintomas respiratórios.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), esse quadro se complica em pacientes graves que tiveram permanência prolongada em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e necessidade de usar aparelhos respiradores.

Recentemente, a Universidade de Campinas (UNICAMP) publicou um estudo que investiga esses efeitos pós-Covid e, segundo Luciana Castilho de Figueiredo, supervisora da fisioterapia da UTI do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, é necessário realizar uma reabilitação multiprofissional e interdisciplinar de pacientes que superaram a Covid-19, com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros especialistas.

O Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), ciente desses problemas derivados de uma longa exposição ao coronavírus, implantou, nesta terça-feira (22), o Ambulatório Pós-Covid, que visa dar continuidade à assistência a pacientes positivados que estiveram internados UTI Respiratória.

Para realizar o monitoramento Pós-Covid, o paciente que esteve internado precisa entrar em contato com o NIR (Núcleo Interno de Regulação) do HCSS e agendar um horário. Para a consulta, o paciente deve comparecer com seus exames e informe de alta. Ele passará por uma triagem e será atendido pelo médico que irá analisar os sintomas que estiver apresentando após a doença.

O Ambulatório Pós-Covid conta com médico, psicólogo, nutricionista e, em breve, com fisioterapeuta para recuperação respiratória. Conforme a demanda, além das pessoas que estiveram internadas na UTI Respiratória, pacientes de outras alas de Covid-19 do HCSS também poderão ser atendidos, a depender de suas condições físicas.

O Ambulatório Pós-Covid localiza-se no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na R. Capitão Luís Soares, 550, Centro. Telefone: (12) 3983-3200.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Curso que prepara GVT para temporada começa na segunda, 7

Os 71 classificados na primeira fase do Processo Seletivo para Guarda Vidas Temporário (GVT) durante a temporada…

4 horas ago

Governo de São Paulo anuncia R$ 114 milhões em entregas e convênios da Defesa Civil

Pacote inclui obras, equipamentos e veículos para o enfrentamento e prevenção de desastres e emergências…

4 horas ago

EDP orienta sobre mudanças no desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica

Novas diretrizes foram estabelecidas pelo governo federal e entram em vigor a partir de 5…

4 horas ago

Idosa é resgatada após queda em trilha na praia Cedro Sul em Ubatuba

O Corpo de Bombeiros foi acionado na tarde deste sábado (5), para atender uma ocorrência…

17 horas ago

Governo de SP apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas em Portugal

Concessão do sistema de transporte aquaviário tem leilão marcado para outubro O governador do Estado…

19 horas ago