São Sebastião intensifica desinfecção nas áreas públicas do município

Uma das recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), órgão vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS), é a prevenção de contaminação de superfícies e a realização de desinfecção de espaços públicos. Executar tais procedimentos auxilia a reduzir a transmissão do coronavírus e a proteger a saúde da população.

Não somente a OPAS reforça a necessidade de higienização de superfícies. O periódico americano New England Journal of Medicine realizou um estudo em que foi constatado que o coronavírus pode chegar a permanecer por dias em determinadas superfícies. Foi registrado que o vírus continua ativo por 72 horas em plásticos e aço inoxidável e até por 24 horas em papelão. Também foi documentado que partículas liberadas pela saliva, que podem estar carregadas com o coronavírus, podem permanecer no ar de 40 minutos a 2h30.

A desinfecção se torna uma grande aliada no enfrentamento à Covid-19 porque o coronavírus, embora seja altamente transmissível, é facilmente destruído com desinfetantes comuns, como sabão ou produtos com hipoclorito de sódio a 0,1% e etanol a 70-90%.

São Sebastião tem realizado a higienização das áreas públicas constantemente, de Costa Norte a Sul do município, com equipes de profissionais com pulverizadores manuais e com caminhões-pipa, utilizando uma solução à base de hipoclorito de sódio.

A prioridade tem sido em locais em que haja circulação de pessoas (pontos de ônibus, praças, fachadas de comércio, unidades de saúde e vias públicas).

Com a flexibilização da abertura do comércio, o que antes estava fechado devido ao isolamento social, agora, passa a ser novamente frequentado. Um exemplo é a maior presença de crianças em áreas públicas.

Devido a esse motivo, São Sebastião intensificou a desinfecção: além das áreas públicas já higienizadas anteriormente, o parquinho da Rua da Praia, área de lazer da Região Central, que voltou a ser procurada pelas crianças do municípios, também entrou na rotina das equipes. Para garantir a higienização, o serviço passou a ser feito três vezes por semana no local.

Os funcionários que realizam a higienização utilizam equipamento de proteção individual, segundo as orientação dos órgãos de saúde para a prevenção contra o coronavírus.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Polícia Ambiental doa mais 33 toneladas de pescados apreendidos em Ubatuba

Flagrante em Ubatuba foi realizado pela 5ª Companhia de Polícia Militar Ambiental Marítima do 3ºBPAmb.…

22 horas ago

Campeonato Municipal de Futebol 3ª divisão e Copa da Criança de Futsal movimentam o final de semana

Caraguatatuba terá um final de semana agitado com os jogos do Campeonato de Futebol 3ª…

1 dia ago

33ª Festa do Divino Espírito Santo segue até 26 de maio em Caraguatatuba

A 33ª Festa do Divino Espírito Santo da Catedral Diocesana de Caraguatatuba segue até o…

1 dia ago

Defesa Civil de Ilhabela realiza treinamento para incêndios em períodos de estiagem

Agentes da Defesa Civil de Ilhabela participaram de um treinamento especial para períodos de estiagem…

1 dia ago

Homem é flagrado com 400 porções de drogas em Ubatuba

Um homem foi flagrado nesta sexta-feira (3/5), por uma equipe da Polícia Militar portando uma…

1 dia ago

Bombeiros disponibilizam curso online de primeiros socorros

Mais de 100 mil alunos e funcionários aprenderam como agir em situações de risco O…

1 dia ago