Tema é lembrado no próximo domingo (21), data em que se comemora Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno
A Prefeitura de São Sebastião, por meio do Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno (CIAMA), que atua em conjunto com o Banco de Leite Humano (BLH) do município, promove ações permanentes de proteção, promoção e incentivo ao aleitamento materno. O tema é comemorado no próximo domingo (21), data em que se celebra o Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno.
No ano passado, a equipe multidisciplinar do CIAMA, composta por enfermeiro, pediatra, assistente social, nutricionista, odontopediatra, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, realizou 29.704 atendimentos, sendo 16.408 pela Unidade Topolândia e 13.296 pela Unidade Costa Sul.
Este ano, até o final de abril, foram registrados 5.361 atendimentos pelo CIAMA Topolândia e 5.585 pela unidade da Costa Sul.
Entre os serviços prestados estão orientações sobre planejamento familiar; atendimento psicológico a gestantes, mães e familiares; acompanhamento nutricional de mães e bebês; orientação em amamentação, avaliação da pega, sucção e sistema motor-oral do bebê; teste da linguinha; avaliação e orientações sobre a saúde bucal do bebê; e acompanhamento integral do crescimento e desenvolvimento infantil.
O CIAMA também promove diversas atividades voltadas às gestantes, casais e bebês, como Curso de Gestantes e Casais Grávidos, treinamento de Técnica do Desengasgo, Yoga para Gestante, Shantala, Yoga Baby e Ofurô.
O CIAMA da Topolândia fica na Rua Antonio Pereira da Silva, 280. Informações pelo telefone (12) 3891-4957.
A unidade da Costa Sul funciona dentro do Hospital de Clínicas de São Sebastião – Costa Sul (HCSS-CS), na Avenida Walkir Vergani, 878, em Boiçucanga. O telefone é (12) 3865-8087.
Dia Mundial de Proteção do Aleitamento Materno
No dia 21 de maio celebra-se o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno. Nessa data, em 1981, a Assembleia Mundial de Saúde aprovou a recomendação do Código Internacional de Comercialização de Substitutos do Leite Materno e orientou os Estados Membros a internalizarem essas regras em seus países.
Esse código é um conjunto de normas criadas por organizações não governamentais e comunidade científica para regulamentar a comercialização das indústrias dos substitutos do leite materno e as práticas de profissionais de saúde e governos.
Os produtos abrangidos pelo Código Internacional são as fórmulas infantis, os leites, alimentos e bebidas à base de leite ou não, cereais, bicos, chupetas e mamadeiras.
Seu objetivo principal é contribuir para o fornecimento de nutrição segura e adequada aos bebês, por meio da proteção e promoção do aleitamento materno e assegurando o uso apropriado de seus substitutos, quando estes forem necessários. Com esse código, as atividades de promoção comercial, rotulagem dos produtos, relação com os profissionais de saúde e suas associações passam a obedecer a regras específicas.
Desde a implantação do código internacional, as taxas de amamentação aumentaram em todo o mundo e um consenso global foi alcançado em relação à necessidade de defesa do aleitamento materno de seis meses a dois anos ou mais.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra mães amamentando seus bebês e aulas práticas do curso de Gestantes e Casais Grávidos. Fim da descrição.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre 100 vagas para agendar avaliação…
João Lucas fez uma avaliação sobre fatos recentes de sua carreira, incluindo as polêmicas, com…
Um reforço de R$ 200 milhões para acelerar a fila de cirurgias eletivas por meio…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou na noite desta sexta-feira (1º), em uma…
Dois times tricolores estarão frente a frente neste sábado (2) pela 17ª rodada do Campeonato…
Pedido de instalação da placa de identificação veicular passa a ser feito antecipadamente ao órgão…