A cidade de São Sebastião foi contemplada pela Chamada Pública de Projetos da EDP e receberá um investimento de R$ 500 mil para modernizar parte da iluminação pública. A iniciativa prevê a substituição de 531 luminárias convencionais por modelos com tecnologia LED, que são mais eficientes, econômicas e sustentáveis.
A assinatura do termo de cooperação aconteceu nesta segunda-feira (23/6), com a presença do prefeito Reinaldinho Moreira e do gestor executivo da EDP, Roberto Miranda. O ato também contou com a participação de autoridades municipais e representantes da concessionária de energia elétrica.
Com início previsto para agosto e prazo de execução de até três meses, a substituição das luminárias permitirá uma economia estimada de 539 MWh por ano, o equivalente ao consumo médio anual de aproximadamente 225 famílias. Além da economia direta, o projeto contribuirá para a redução dos custos de manutenção e trará ganhos ambientais e em segurança pública.
As vias contempladas para a implantação das luminárias foram alinhadas com o poder público municipal, visando garantir maior eficiência energética e qualidade à população. Dentre os bairros contemplados estão a Rodovia Manoel Hippolyto do Rego (entre Maresias, Boiçucanga e Cambury), especialmente no trecho da serra, entre outros da Costa Sul.
“É muito gratificante poder contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades de atuação da EDP e este projeto de São Sebastião reforça este propósito. As luminárias de LED possuem melhor luminosidade, com isso, contribuem para a segurança urbana, além de permitir economia ao poder público municipal e menor impacto ao meio ambiente”, afirma Roberto Miranda, gestor da EDP.
Na avaliação do prefeito Reinaldinho Moreira, a troca de iluminação é muito importante para o município pois deixa a cidade melhor iluminada. “Nossa meta é levar iluminação para toda a cidade e melhorar, ainda mais, a segurança da nossa população. A melhor luminosidade contribui para a segurança urbana, além de economia ao poder público municipal e menor impacto ao meio ambiente”, reforça o prefeito.
A iniciativa foi contemplada na Chamada Pública de Projetos (CPP) 001/2024 do Programa de Eficiência Energética da EDP, que é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Conforme a EDP, o projeto de São Sebastião tem como objetivo incentivar a conservação e uso racional da energia elétrica, além de contribuir na diminuição do consumo de energia e redução também nos custos de manutenção para o município, uma vez que a durabilidade da lâmpada LED é muito superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo de luminárias também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes nocivos em sua composição.
A Polícia Civil através da Delegacia Sede de Caraguatatuba deflagrou na manhã desta terça-feira (30),…
A partir da 0h desta terça-feira (30), entram em operação 6 novos radares de fiscalização…
Os agentes da Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba (GCM), deve dois procurados pela justiça, sendo…
Veja como trocar lâmpadas ineficientes por LED em ação da Neoenergia Elektro em Ubatuba Clientes…
Um caso de extorsão mediante sequestro e cárcere privado, ocorrido na última sexta-feira (26), ganhou…
O tenista Igor Marcondes, de Caraguatatuba, conquistou mais um título em sua carreira neste sábado…