São Sebastião recebe navio de proteção ambiental Ocean Warrior

É a primeira vez que a embarcação navega por águas brasileiras, tendo como primeiro destino a cidade

O município de São Sebastião ganha mais um presente de aniversário nos seus 386 anos de emancipação político-administrativa, celebrado em 16 de março. Numa parceria entre a Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR) e a Sea Shepherd, pela primeira vez no Brasil, o navio Ocean Warrior atraca no Porto de São Sebastião, neste domingo (13) para manutenção e em breve, visitação pública.

A embarcação, uma das dez da Sea Shepherd, organização internacional de defesa pela conservação marinha e com a maior frota privada de navios do mundo, ficará no Brasil por um mês. De acordo com a ong, o barco que protege baleias e outros animais marinhos foi adquirido para patrulha à pesca ilegal no Hemisfério Sul, e é registrado em Amsterdã, capital da Holanda, possuindo 50 metros de comprimento e nove metros de largura.

Entre as ações realizadas estão a fiscalização de pesca ilegal; denúncia de pesca predatória; matança de baleias e golfinhos por bycatch, ou seja, capturados, de forma acidental, durante a pesca, entre outras ações de proteção aos oceanos. Ao longo dos anos, a Sea Shepherd tem a oportunidade de utilizar os intervalos entre missões para promover visitas a bordo que já aconteceram em diversos países, tais como, Austrália, Reino Unido, Portugal, Estados Unidos e México.

Os voluntários sebastianenses em terra vão recepcionar os visitantes na doca e as visitas serão guiadas pela tripulação do Ocean Warrior, com tradução simultânea. É obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação, em dia, contra a Covid-19. As visitações serão fechadas para escolas públicas da rede municipal de ensino.

 Mulher no comando

Este mês, em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, 08 de março, o navio, além da conscientização ecológica e atividades educativas, traz outra bandeira: uma mulher no comando.

O Ocean Warrior, vindo do Uruguai, onde esteve numa missão de monitoramento de águas na América do Sul é administrado pela capitã Mar Casariego, espanhola de 29 anos. “Trabalho para uma indústria que, infelizmente, emprega somente entre 2% e 3% de mulheres, por isso é importante dar visibilidade à questão e garantir que dentro de alguns anos, não seja mais novidade ter uma capitã ao comando de um navio”, declarou Casariego.

 Sea Shepherd

A Sea Shepherd é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1977 pelo capitão e ambientalista Paul Watson para agir de maneira direta no combate a crimes ambientais nos oceanos e áreas costeiras.

Os dias e horários de visitações serão divulgados brevemente.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Homem é flagrado vendendo drogas no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba

Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de sábado (18), por uma…

19 horas ago

Ministro Silvio Costa, dos Portos e Aeroportos, visita São Sebastião e Caraguatatuba nesta terça (21)

O minitro e Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai estar em visita ao Litoral…

19 horas ago

Projeto que propõe ensino de primeiros socorros nas escolas está em pauta na 33ª Sessão Ordinária

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realiza nesta terça-feira (21/10), às 19h30, a 33ª Sessão Ordinária…

1 dia ago

Comédia sobre altos e baixos do amor é destaque na programação do Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta na próxima sexta-feira (24/10), às 20h, a comédia teatral…

2 dias ago