Categories: GeralPlantãoPolícia

SAP realiza campanha de vacinação contra a influenza

Por meio da Coordenadoria de Saúde, imunização está sendo feita em todo o Estado

A Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário, por meio do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional (GPGASPP) e do Grupo de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (GQVIDASS), em parceria com as demais Coordenadorias de Unidades Prisionais do Estado, está realizando, desde maio, a campanha de vacinação contra a influenza para as pessoas privadas de liberdade, servidores das coordenadorias, das sedes e das unidades da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

A campanha segue o calendário de vacinação estadual e as doses da vacina são disponibilizadas pelas Unidades de Vigilância em Saúde do município para as unidades prisionais e para os Centros de Planejamento e Gestão da Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (CQVIDASS) – regionais vinculadas ao GQVIDASS.

O objetivo do GPGASPP é imunizar até o final da campanha 100% da população prisional e dos pacientes em medida de segurança do estado.

Já o GQVIDASS, através de suas regionais, finalizou a imunização nas sedes das Coordenadorias. Os servidores que trabalham nas unidades prisionais do estado estão sendo vacinados na própria unidade, acompanhando o calendário de vacinação dos privados de liberdade. Todos os servidores que não conseguiram se vacinar em seus locais de trabalho, podem ir até o posto de saúde da sua região, com documento de comprovação funcional, para se imunizar.

A imunização

No Estado de São Paulo a campanha de vacinação foi antecipada, começando no mês de março, e ainda está sendo realizada. A campanha estadual busca vacinar 90% do seu público-alvo, porém, até 10 de maio, tinha vacinado pouco mais de 5,1 milhões de pessoas, o que corresponde a 40% do público.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é a forma mais eficaz de proteger os indivíduos contra o vírus. Com ela, é possível evitar agravamentos e mortes por causa da doença. Por isso, é importante que os contemplados para a vacinação busquem os postos de saúde para poderem se imunizar.

O Sistema Único de Saúde (SUS) aplica a versão trivalente da vacina que possui duas cepas da influenza A, a H1N1 e a H3N2 (Darwin), e uma da linhagem de influenza B, a Victoria, sendo esta última a que a Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que será a mais frequente este ano.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Quatro projetos são aprovados na 24ª Sessão Ordinária da Câmara de Caraguatatuba

A Câmara Municipal de Caraguatatuba realizou nesta terça-feira (19/08), a 24ª Sessão Ordinária de 2025,…

5 horas ago

Programa de Recuperação do Jundu em Caraguatatuba é apresentado em Audiência Pública

O Programa de Recuperação do Jundu foi tema da audiência pública realizada na Câmara Municipal…

7 horas ago

Durante Operação Direção Segura Integrada (ODSI) 42 condutores são abordados e 34 autuações são aplicadas em Ilhabela

No dia 8 de agosto, a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Mobilidade…

10 horas ago

Pneu de avião estoura durante pouso no aeroporto de Ubatuba

Um avião de prefixo PP-BOK teve o pneu estourado durante o pouso no Aeroporto Gastão…

12 horas ago

Procurado pela justiça é capturado no interior de adega sem alvará na região Sul de Caraguá

Um homem de 36 anos, foi preso no interior de uma adega na madrugada de…

16 horas ago

Comerciantes comemoram faturamento recorde de 300% no primeiro final de semana do Boteco do Camarão

O tradicional Boteco do Camarão, que teve início na última quinta-feira (14) e reúne na…

17 horas ago