Saúde promove campanha de conscientização e prevenção à dengue no ‘Beer Festival’

Com foco na prevenção à dengue e diminuição da ocorrência de novos casos, a Secretaria de Saúde vai promover uma campanha de conscientização durante os três dias do Beer Festival 2021 (de 19 a 21/11). O evento será realizado na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.

A campanha de conscientização faz parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Dengue (Dia D) instituído no penúltimo sábado do mês de novembro pela Lei Nº 12.235/2010.

Quem passar pelo evento receberá informações sobre a transmissão, reprodução do mosquito e a gravidade das doenças transmitidas pelo Ades aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). A expectativa é de que cerca de 8 mil pessoas passem pelo evento.

Segundo a coordenadora de arboviroses da Vigilância Epidemiológica, Valéria Cristiane, a intenção é atingir, principalmente, veranistas. Uma preocupação da Secretaria de Saúde que existe há muito tempo.

Valéria explica que “as casas dessas pessoas estão fachadas durante as vistorias realizadas pelos agentes de controle da dengue e em muitas delas não são feitas a checagem dos quintais ou de possíveis criadouros do mosquito”.

Outra preocupação está ligada diretamente ao período de chuvas. O clima quente e úmido dessa época facilita a proliferação do mosquito, justamente por conta do acúmulo de água em recipientes como vasos de planta, pneus, garrafas, etc.

A campanha é fundamental para a mobilização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar novos casos de dengue.

Toda a ação será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conta com o apoio as Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Hoje, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba tem 896 notificações de dengue. Desses, 69 foram confirmados e 827 descartados.

Capacitação da rede de Saúde

Além da ação no final de semana, a Secretária de Saúde vai realizar a capacitação da rede de Saúde sobre as arboviroses, visando à prevenção e estratégias para organização de ações que deverão ser incorporadas e desenvolvidas no município.

Irão participar os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, e futuramente, os demais profissionais.

A capacitação será realizada no dia 24 de novembro, no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), das 9h às 13h.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Fim do defeso do camarão marca retomada da pesca no litoral

A partir de quinta-feira, 1º de maio, está autorizada a pesca de arrasto com tração…

18 horas ago

Justiça obriga Prefeitura de Caraguatatuba a afastar comissionados e elaborar novo plano de cargos em 180 dias. Veja o impacto dessa decisão.

O feriado do dia 1º de maio, tradicionalmente um marco de celebração para os trabalhadores,…

19 horas ago

Motorista fica feriada após acidente na SP-55 no trecho de São Sebastião

Um carro colidiu com a mureta de contenção do trecho da Serra do Guaecá, na Rodovia…

19 horas ago

Serramar Shopping celebra o Dia Internacional do Pilates com aulas abertas e gratuitas no próximo sábado (3)

Em comemoração ao Dia Internacional do Pilates, celebrado neste ano em 3 de maio, o…

22 horas ago

Ilhabela espera receber mais de 30 mil turistas no feriado do Dia do Trabalho

Ilhabela, reconhecida como o principal destino turístico do Estado de São Paulo, se prepara para…

24 horas ago

Câmara de Ilhabela participa de reunião da ABRAMT em Brasília para discutir royalties do petróleo

Os vereadores Ezequiel Alves (presidente), Anísio Oliveira (vice-presidente) e José Milton representaram a Câmara Municipal…

1 dia ago