Saúde promove campanha de conscientização e prevenção à dengue no ‘Beer Festival’

Com foco na prevenção à dengue e diminuição da ocorrência de novos casos, a Secretaria de Saúde vai promover uma campanha de conscientização durante os três dias do Beer Festival 2021 (de 19 a 21/11). O evento será realizado na Praça da Cultura (Avenida da Praia), no Centro.

A campanha de conscientização faz parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Dengue (Dia D) instituído no penúltimo sábado do mês de novembro pela Lei Nº 12.235/2010.

Quem passar pelo evento receberá informações sobre a transmissão, reprodução do mosquito e a gravidade das doenças transmitidas pelo Ades aegypti (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). A expectativa é de que cerca de 8 mil pessoas passem pelo evento.

Segundo a coordenadora de arboviroses da Vigilância Epidemiológica, Valéria Cristiane, a intenção é atingir, principalmente, veranistas. Uma preocupação da Secretaria de Saúde que existe há muito tempo.

Valéria explica que “as casas dessas pessoas estão fachadas durante as vistorias realizadas pelos agentes de controle da dengue e em muitas delas não são feitas a checagem dos quintais ou de possíveis criadouros do mosquito”.

Outra preocupação está ligada diretamente ao período de chuvas. O clima quente e úmido dessa época facilita a proliferação do mosquito, justamente por conta do acúmulo de água em recipientes como vasos de planta, pneus, garrafas, etc.

A campanha é fundamental para a mobilização da população sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar novos casos de dengue.

Toda a ação será coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e conta com o apoio as Equipes de Saúde da Família (ESF) das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Hoje, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, Caraguatatuba tem 896 notificações de dengue. Desses, 69 foram confirmados e 827 descartados.

Capacitação da rede de Saúde

Além da ação no final de semana, a Secretária de Saúde vai realizar a capacitação da rede de Saúde sobre as arboviroses, visando à prevenção e estratégias para organização de ações que deverão ser incorporadas e desenvolvidas no município.

Irão participar os agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, e futuramente, os demais profissionais.

A capacitação será realizada no dia 24 de novembro, no prédio do Centro de Referência da Saúde da Mulher (Pró-Mulher), das 9h às 13h.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

IETEC abre pré-inscrições para cursos de “Massas Folhadas e Semi Folhadas” e “Fabricação de Macarrons” em parceria com SENAI

A Ilhabela Escola Técnica (IETEC), em parceria com o SENAI, está com o período de pré-inscrições…

6 horas ago

HRLN adota veículos elétricos infantis para levar crianças ao centro cirúrgico e reforça ações de humanização

Carrinhos e motocicletas elétricas tornam a ida das crianças ao centro cirúrgico mais divertida, acolhedora…

8 horas ago

Estreia do Jornal Repórter Online Litoral agrada telespectadores nas redes sociais

A estreia do Jornal Repórter Online Litoral foi recebida com entusiasmo pelos telespectadores nas redes…

8 horas ago

Criança sofre ferimentos leves após cair de patinete elétrico em Caraguatatuba

Uma criança de 12 anos sofreu ferimentos leves após cair de um patinete elétrico na…

12 horas ago

Polícia Municipal de São Sebastião prende motorista embriagado

Na manhã deste sábado (1º), a Polícia Municipal de São Sebastião, com apoio do Centro…

1 dia ago

Presidente da Câmara estreia ciclo de entrevistas do Jornal Repórter Online Litoral ao vivo nesta segunda-feira (3/11)

O presidente da Câmara Municipal de Caraguatatuba, Antônio Carlos Junior (PODEMOS), será o primeiro convidado…

1 dia ago