Formações, material informativo e suporte psicológico às famílias são algumas das ações
A equipe multidisciplinar da secretaria de Educação de Ubatuba, responsável pela educação inclusiva na rede, criou várias alternativas de atuação para o período de pandemia.
Os 38 profissionais especializados em diversas páreas inovaram nas propostas de acompanhamento, suporte e ações online a professores, pais, alunos e, ainda, oferecendo suporte aos coordenadores pedagógicos.
Capacitação profissional
O trabalho da equipe acontece em home office, por meio de encontros quinzenais online para alinhamento de ideias e discussões sobre a divisão de tarefas, sem deixar de lado o espaço para a prática do autocuidado profissional, que conta com momento ricos de escuta e aplicação da competência socioemocional.
Também são realizados encontros de formação de professores em HTPCs, e reuniões de salas de recursos. As psicopedagogas Cacilda Costa, Flávia Varallo e Michele Dias, a fonoaudióloga Graziela Alves e os psicólogos Renata Perez, Tiago Rovai, Thalita Faria e Ana Eulália abordaram temas relevantes tais como: *Autismo, como lidar com as crianças em atividades remotas; *Como adaptar atividades escolares para crianças com deficiência intelectual; *Como estimular a fala de crianças com problemas de comunicação, em atividades de rotina familiar; *Saúde Mental na Pandemia; por plataformas de comunicação remota, por exemplo.
Atividades para pais e alunos
Outra alternativa encontrada pelo grupo foi a produção de vídeos informativos para pais, alunos e professores, que teve um retorno positivo, e encontros para orientações pelo whatsapp –ferramenta que já viabilizou o contato com mais de 170 famílias para suporte psicológico.
Atividades PIC/ Libras e Salas de Recurso
Os professores do Programa de Integração da Coletividade – PIC preparam, semanalmente, atividades adaptadas para as crianças com deficiência, nas quais, de maneira lúdica, o movimento corpóreo é estimulado. Esse conteúdo chega aos alunos por meio de vídeos disponibilizados na plataforma online da secretaria.
Os intérpretes educacionais de Libras acompanham os alunos com deficiência auditiva por chamadas de vídeo também pelo whatsapp, auxiliando na compreensão dos conteúdos disponibilizados pelos professores em aulas remotas e adaptando as devolutivas.
Já os professores de salas de recursos têm acompanhado seus alunos nos grupos das Unidades Escolares, oferecendo suporte aos professores das salas regulares nas adaptações curriculares.
A Prefeitura de Ilhabela promove uma ação educativa no bolsão de embarque da travessia entre…
O Valor de Referência do Município (VRM) de Caraguatatuba passa de R$ 4,81 para R$…
Durante um temporal que cai por volta 21h, desta quarta-feira (31), antes da virada em…
A Sabesp informa que as fortes chuvas que atingiram a região nesta quinta-feira (1/1) afetaram…
Com um litoral que ultrapassa 100 quilômetros de extensão, Ubatuba apresenta praias com diferentes características…
O verão no Litoral Norte ganha um novo fôlego a partir do dia 9 de…