Categories: CidadesGeralUbatuba

Secretaria de Habitação intensifica ações para regularização fundiária em Ubatuba

Reuniões iniciais foram realizada nos bairros Jardim Ipiranga, Sesmaria e Sertão da Quina

A secretaria de Habitação de Ubatuba dá sequência ao processo de regularização fundiária no município, envolvendo reuniões com as comunidades em núcleos em todas as regiões do município e realização de cadastro. Em fevereiro, foram feitos encontros e visitas nos bairros Jardim Ipiranga, Sesmaria e Sertão da Quina que contaram com a participação de diversas autoridades, como a prefeita Flávia Pascoal e a secretária de Habitação, Silvana Caccin D’Angelo, juntamente com membros do legislativo municipal.

Atualmente, há 70 núcleos em regularização sendo acompanhados pela Prefeitura, sendo os principais nos bairros Rio Escuro, Perequê-Mirim, Itamambuca, Prumirim, Ubatumirim, Vermelha do Norte, Cachoeira dos Macacos, Jardim Ipiranga, Ipiranguinha, Marafunda, Botafogo, Indaia I e II, Sesmaria, Perequê-Açu, Taquaral, Araribá, Bonete, Lagoinha, Maranduba, Sertão da Quina, Estrada da Laje, Vila da Índia, Sumidouro, Rio Escuro, Bela Vista, Almada, Felix, Pé da Serra.

O programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é aplicado somente para núcleos urbanos informais comprovadamente existente, na forma da Lei, até a data de 22 de dezembro de 2016. Além disso, há critérios sociais a serem atendidos como: ser de baixa renda, possuir apenas um imóvel e que este não esteja situado em área de risco.

Esse processo envolve várias etapas: requerimento dos legitimados; processamento administrativo; elaboração do projeto de regularização fundiária (PRF); saneamento do processo administrativo; decisão da autoridade competente por ato formal; expedição do certificado de regularização fundiária (CRF) pelo município e registro da CRF e do PRF no Registro de Imóveis (RI). A duração de um processo de regularização fundiária varia conforme as características de cada núcleo.

“A regularização fundiária é fundamental para conferir dignidade para as famílias que habitam esses núcleos, que passa a ter segurança jurídica sobre seu imóvel, e pode acessar diversos serviços públicos da cidade, desde a abertura de uma conta corrente até o acesso água e iluminação”, destacou a prefeita Flavia Pascoal (PL).

Mais informações sobre a regularização fundiária podem ser obtidas junto à secretaria de Habitação pelo email: habitacao@ubatuba.sp.gov.br.

Obs. Devido à fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à Covid-19, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos e serão retomados após evolução de fase.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Banhista fica ferido com ferrão de bagre na Praia Martim de Sá, em Caraguatatuba

Um banhista sofreu um ferimento após ser atingido por um ferrão de bagre enquanto estava…

2 horas ago

Temporada de cruzeiros em Ilhabela traz alguns dos maiores navios em operação no Brasil com mais de 12 mil passageiros ao longo desta semana

A temporada de cruzeiros 2025/2026 em Ilhabela já está a todo vapor com três grandes…

2 horas ago

Turismo de São Sebastião vence Prêmio AMVALE com Programa de Avistamento Responsável de Baleias e Outros Cetáceos

O turismo de São Sebastião foi destaque no Prêmio AMVALE de Gestão Responsável 2025, conquistando…

2 horas ago

Prefeitura de Caraguatatuba promove II Fórum Municipal de HIV/AIDS para profissionais da saúde

Profissionais da rede municipal de saúde de Caraguatatuba participam do segundo encontro sobre HIV/AIDS nesta…

2 horas ago

EDP alerta para cuidados com as decorações natalinas durante o fim de ano

Garantir equipamentos certificados e evitar a sobrecarga nas tomadas estão entre as orientações para um…

18 horas ago

Banheiros Públicos de Ubatuba Ainda Não Estão em Funcionamento e Geram Reclamações

Os banheiros públicos de Ubatuba continuam sem funcionamento, gerando insatisfação entre moradores e turistas que…

20 horas ago