Categories: CidadesGeralUbatuba

Secretaria de Habitação intensifica ações para regularização fundiária em Ubatuba

Reuniões iniciais foram realizada nos bairros Jardim Ipiranga, Sesmaria e Sertão da Quina

A secretaria de Habitação de Ubatuba dá sequência ao processo de regularização fundiária no município, envolvendo reuniões com as comunidades em núcleos em todas as regiões do município e realização de cadastro. Em fevereiro, foram feitos encontros e visitas nos bairros Jardim Ipiranga, Sesmaria e Sertão da Quina que contaram com a participação de diversas autoridades, como a prefeita Flávia Pascoal e a secretária de Habitação, Silvana Caccin D’Angelo, juntamente com membros do legislativo municipal.

Atualmente, há 70 núcleos em regularização sendo acompanhados pela Prefeitura, sendo os principais nos bairros Rio Escuro, Perequê-Mirim, Itamambuca, Prumirim, Ubatumirim, Vermelha do Norte, Cachoeira dos Macacos, Jardim Ipiranga, Ipiranguinha, Marafunda, Botafogo, Indaia I e II, Sesmaria, Perequê-Açu, Taquaral, Araribá, Bonete, Lagoinha, Maranduba, Sertão da Quina, Estrada da Laje, Vila da Índia, Sumidouro, Rio Escuro, Bela Vista, Almada, Felix, Pé da Serra.

O programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) é aplicado somente para núcleos urbanos informais comprovadamente existente, na forma da Lei, até a data de 22 de dezembro de 2016. Além disso, há critérios sociais a serem atendidos como: ser de baixa renda, possuir apenas um imóvel e que este não esteja situado em área de risco.

Esse processo envolve várias etapas: requerimento dos legitimados; processamento administrativo; elaboração do projeto de regularização fundiária (PRF); saneamento do processo administrativo; decisão da autoridade competente por ato formal; expedição do certificado de regularização fundiária (CRF) pelo município e registro da CRF e do PRF no Registro de Imóveis (RI). A duração de um processo de regularização fundiária varia conforme as características de cada núcleo.

“A regularização fundiária é fundamental para conferir dignidade para as famílias que habitam esses núcleos, que passa a ter segurança jurídica sobre seu imóvel, e pode acessar diversos serviços públicos da cidade, desde a abertura de uma conta corrente até o acesso água e iluminação”, destacou a prefeita Flavia Pascoal (PL).

Mais informações sobre a regularização fundiária podem ser obtidas junto à secretaria de Habitação pelo email: habitacao@ubatuba.sp.gov.br.

Obs. Devido à fase vermelha do Plano São Paulo de enfrentamento à Covid-19, os encontros presenciais foram temporariamente suspensos e serão retomados após evolução de fase.

Redação

Nosso compromisso é com a verdade. O que faz nossa equipe garimpar as principais e mais importantes notícias da região, do Litoral Norte Paulista, para ser documentadas aqui.

Recent Posts

Confirmada uma morte por dengue em Caraguatatuba

Está confirmada a primeira morte por dengue em Caraguatatuba. Trata-se de uma paciente que tinha…

12 horas ago

Homem é baleado após ameaçar de morte família de comerciante em Caraguatatuba

Uma equipe da GCM foi acionada no final da tarde da última sexta-feira (4/5), para…

13 horas ago

Caraguatatuba arrecada doações para ajuda humanitária às vítimas do Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Caraguatatuba, em parceria com o Fundo Social do Estado de São Paulo,…

13 horas ago

Câmara de Ilhabela realiza Sessão Ordinária nesta terça-feira com um Projeto de Resolução em pauta para votação na Ordem do Dia

A Câmara de Ilhabela realiza nesta terça-feira (07/05), Sessão Ordinária às 18 horas, com Projeto…

14 horas ago

Agentes da Defesa Civil de São Sebastião seguem em missão humanitária em cidades do Rio Grande do Sul

Este domingo (5) foi marcado pelo embarque de agentes da Defesa Civil de São Sebastião,…

18 horas ago

Caraguatatuba amplia vacinação contra gripe para todas as idades

A partir de segunda-feira (6), população de Caraguatatuba com mais de seis meses de idade…

18 horas ago